Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: PM algema enfermeiro por perguntar nome de paciente em UPA de Campo Grande

Sesau informou, em nota, que ação da PM foi truculenta e a PM disse que houve omissão de socorro à vítima.
Karina Campos -
enfermeiro
Enfermeiro dentro de viatura. (Foto: Reprodução/Leitor Midiamax)

Um enfermeiro foi algemado e preso, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, por perguntar o nome de uma paciente levada pela , vítima de violência doméstica. Imagens mostram o momento da confusão entre os servidores da segurança e saúde de . PM informou que teria tido omissão de socorro à vítima.

O caso aconteceu no último domingo (24), entretanto, ganhou repercussão nesta terça-feira (26), entre pacientes e moradores da região que estavam na unidade. Segundo um Leitor Midiamax, que preferiu não se identificar, por volta das 9h, o enfermeiro perguntou o nome da mulher, o que teria causado irritação do PM, que o algemou e colocou na viatura.

Outros colegas de trabalho tentam amenizar a situação e questionam o policial: “Precisa algemar? Ele fez a triagem, esse é o nosso protocolo. A paciente ficou desassistida? Isso é um exagero”. O enfermeiro chegou a ser levado para delegacia, mas foi liberado.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explicou que o profissional realizava suas atividades de rotina no atendimento, triagem e identificação à paciente, uma vez que por se tratar de violência doméstica é necessário realizar a notificação compulsória do caso presente na unidade.

“Todo o atendimento necessário ao paciente foi prestado mesmo após o ocorrido entre o servidor da e o policial militar em questão, e que a paciente evadiu-se da unidade após o acontecido”.

A secretaria também lamentou o ocorrido e reforçou que está acompanhando o caso de perto, além de estar prestando o apoio necessário ao funcionário, que após a situação não tinha condições psicológicas para retornar ao plantão.

“A Sesau reforça também que tamanha truculência durante a realização das atividades básicas do enfermeiro, impedindo o atendimento e garantia à vida do paciente afetou, não somente o atendimento da paciente encaminhada à unidade por aquela equipe, como também o do restante da população que aguardava pelo serviço de saúde na unidade naquele momento”, pontuou.

Já a assessoria de comunicação da Polícia Militar de disse que não procede a informação sobre o motivo da condução do funcionário do Posto de Saúde ter sido pelo crime de desacato.

“O mesmo fora conduzido a delegacia em virtude de ter omitido socorro à vítima que havia sido conduzida pela guarnição da PM à unidade de saúde em decorrência de um grave ferimento. De acordo com o relatório policial, o funcionário teria deixado a vítima em pé, sangrando enquanto se apoiava no policial militar, tendo abandonado o setor de emergência. Em razão de tal atitude, que o policial militar entendeu ser uma omissão de socorro, o funcionário foi conduzido até a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos acerca de seu comportamento, tendo sido conduzido dentro da viatura junto com os policiais militares”.

Confira o vídeo:

*Material atualizado com acréscimo de informações às 14h29.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

Com o resultado, o time paulista chegou a 19 pontos e subiu para a 12ª colocação

Loterias

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

As dezenas sorteadas nesta quinta-feira foram: 14 – 24 – 36 – 44 – 46 – 54

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)