Pular para o conteúdo
Polícia

STJ mantém preso em MS chefe de facção gaúcha condenado a 175 anos

Líder da facção 'Os Manos' coordenava roubos, tráfico de drogas, de armas e lavagem de dinheiro
Arquivo -
Presídio Federal de Campo Grande
Presídio Federal de Campo Grande

Benhur Flores Pereira, apontado como chefe da facção ‘Os Manos’, uma das mais perigosas do , vai continuar recolhido no Presídio Federal de , onde cumpre a sentença de 175 anos de prisão. A decisão é do ministro Humberto Martins, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou pedido de para que o criminoso fosse transferido para alguma penitenciária gaúcha.

As informações são de que organização chefiada por ele pratica tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, lavagem de dinheiro e roubo. As ordens e planos de ataque são enviados por lideranças que, na maioria dos casos, já estão em presídios do e quem, mesmo diante da restrição de liberdade, continuam tendo acesso e contato com comparsas em liberdade.

A transferência de Tiago para o presídio de Campo Grande foi determinada pelo TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), que ressaltou a necessidade de afastá-lo da convivência com outros presos da organização, considerando a sua periculosidade e a posição de liderança no esquema criminoso. Segundo o acórdão da corte gaúcha, o cumprimento da pena teve início em 2006 e, desde então, houve a abertura de outras cinco ações penais contra ele.

Fuga

A decisão de segundo grau também destacou que o apenado já esteve no sistema penitenciário federal — no caso, a Penitenciária Federal de Mossoró (RN) —, após comandar e financiar a escavação de um túnel para a fuga de detentos custodiados no Presídio Central de Porto Alegre.

No pedido feito ao STJ, a defesa alegou ausência de contemporaneidade dos motivos invocados para a remoção do preso para o sistema federal, pois ele apresentaria excelente comportamento carcerário desde 2017.

Argumentou, ainda, que o apenado possui graves enfermidades ortopédicas e que vinha sendo atendido por médico de sua confiança na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (RS), onde estava detido antes da transferência para o presídio federal de segurança máxima no MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

‘Para lá, eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Volume de chuva em Campo Grande fica 41% abaixo da média histórica

Últimas Notícias

Brasil

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista

Investigação ainda não concluiu motivos do aumento dos ataques

Polícia

Familiares e amigos se reúnem em oração por jovem internado na Santa Casa após ataque de pit bulls

O rapaz está precisando de doações de sangue com urgência

Famosos

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Justiça determinou também a guarda e pensão dos três filhos do casal

Política

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

Comunidades pantaneiras ainda querem debater com a ministra Marina Silva sobre pesca, incêndios florestais e unidades de conservação