Pular para o conteúdo
Polícia

Policiais militares se tornam réus por torturarem funcionário a pedido de fazendeiro em MS

O produtor teria inventado que o homem invadiu a propriedade rural
Renata Portela -
Imagem ilustrativa - Foto: Henrique Arakaki/Arquivo Midiamax

Quatro sargentos e um tenente-coronel da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) se tornaram réus por um caso de tortura e espancamento de um funcionário em outubro de 2021, em uma fazenda de , a 324 quilômetros de . Tudo teria acontecido a pedido do fazendeiro, antigo dono da propriedade.

Conforme a denúncia apresentada pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), no dia 17 de outubro de 2021 o fazendeiro pediu ajuda ao amigo, tenente-coronel da PMMS porque a fazenda teria sido invadida por pessoas armadas. No entanto, a propriedade tinha sido comprada em um leilão judicial.

Assim, os representantes da empresa compradora foram ao local e mantiveram contato com os funcionários, informando da aquisição. Além disso, instalaram lá um funcionário no alojamento da propriedade, que acabou sendo a vítima do espancamento e tortura por parte dos policiais.

Policiais torturaram funcionário da fazenda

Consta na denúncia que, sem qualquer ordem judicial de reintegração de posse, nem mesmo colher informações da veracidade da denúncia, o tenente-coronel pediu a dois policiais militares que fossem até a fazenda e fizessem imagens com drone. Eles acataram a ordem e fizeram o que foi solicitado.

Ainda assim, o tenente-coronel pediu a um sargento que fosse até a fazenda para ver o que estava acontecendo. O sargento então convidou os outros três militares, também sargentos, e o grupo seguiu para a fazenda em dois veículos. No local, encontraram o funcionário que lá estava instalado.

A partir daí, teve início uma sessão de tortura. Os quatro policiais militares agrediram a vítima com socos, além de colocarem uma sacola plástica na cabeça do homem, que foi sufocado e ameaçado várias vezes a dizer onde estava guardando a arma de fogo. O alojamento foi revistado, mas nada foi localizado.

Os policiais exigiram ainda que o funcionário deixasse o local e nem permitiram que outro funcionário da fazenda desse carona, sendo que a vítima precisou andar 11 quilômetros até a fazenda vizinha, onde conseguiu pedir ajuda. Os policiais ainda dormiram na fazenda, saindo apenas no dia seguinte.

O que é relatado pelo MPMS é que momentos antes outra equipe policial esteve na fazenda, em uma viatura, e já não tinha encontrado nenhum ilícito. O caso foi relatado para a e o inquérito foi instaurado, sendo identificados os crimes.

Juiz recebeu denúncia contra os policiais

No dia 30 de agosto, o Alexandre Antunes da Silva, da Militar, recebeu a denúncia e tornou réus os policiais militares. Os quatro sargentos respondem por constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer ou a tolerar que se faça, o que ela não manda.

A pena é de detenção de até um ano, se o fato não constitui crime mais grave. Já o tenente-coronel responde por patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração militar, valendo-se da qualidade de funcionário ou de militar. A pena é de detenção de até três meses.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Morador do Jardim Monte Alegre cai em ‘golpe de investimento’ e sofre ameaças

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Corinthians expõe falhas a Dorival no Maracanã e é goleado pelo Flamengo

Últimas Notícias

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio

MidiaMAIS

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Estão previstas, a partir de terça-feira, apresentações do primeiro longa-metragem dirigido por pessoa com deficiência, além de musicalização improvisada de cinema-mudo

Polícia

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Motorista comprovou que no momento da abordagem, realizava corrida por plataforma de transporte de passageiros