Pular para o conteúdo
Polícia

Policiais militares se tornam réus por torturarem funcionário a pedido de fazendeiro em MS

O produtor teria inventado que o homem invadiu a propriedade rural
Renata Portela -
Imagem ilustrativa - Foto: Henrique Arakaki/Arquivo Midiamax

Quatro sargentos e um tenente-coronel da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) se tornaram réus por um caso de tortura e espancamento de um funcionário em outubro de 2021, em uma fazenda de , a 324 quilômetros de . Tudo teria acontecido a pedido do fazendeiro, antigo dono da propriedade.

Conforme a denúncia apresentada pelo (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), no dia 17 de outubro de 2021 o fazendeiro pediu ajuda ao amigo, tenente-coronel da PMMS porque a fazenda teria sido invadida por pessoas armadas. No entanto, a propriedade tinha sido comprada em um leilão judicial.

Assim, os representantes da empresa compradora foram ao local e mantiveram contato com os funcionários, informando da aquisição. Além disso, instalaram lá um funcionário no alojamento da propriedade, que acabou sendo a vítima do espancamento e tortura por parte dos policiais.

Policiais torturaram funcionário da fazenda

Consta na denúncia que, sem qualquer ordem judicial de reintegração de posse, nem mesmo colher informações da veracidade da denúncia, o tenente-coronel pediu a dois policiais militares que fossem até a fazenda e fizessem imagens com drone. Eles acataram a ordem e fizeram o que foi solicitado.

Ainda assim, o tenente-coronel pediu a um sargento que fosse até a fazenda para ver o que estava acontecendo. O sargento então convidou os outros três militares, também sargentos, e o grupo seguiu para a fazenda em dois veículos. No local, encontraram o funcionário que lá estava instalado.

A partir daí, teve início uma sessão de tortura. Os quatro policiais militares agrediram a vítima com socos, além de colocarem uma sacola plástica na cabeça do homem, que foi sufocado e ameaçado várias vezes a dizer onde estava guardando a arma de fogo. O alojamento foi revistado, mas nada foi localizado.

Os policiais exigiram ainda que o funcionário deixasse o local e nem permitiram que outro funcionário da fazenda desse carona, sendo que a vítima precisou andar 11 quilômetros até a fazenda vizinha, onde conseguiu pedir ajuda. Os policiais ainda dormiram na fazenda, saindo apenas no dia seguinte.

O que é relatado pelo MPMS é que momentos antes outra equipe policial esteve na fazenda, em uma viatura, e já não tinha encontrado nenhum ilícito. O caso foi relatado para a e o inquérito foi instaurado, sendo identificados os crimes.

Juiz recebeu denúncia contra os policiais

No dia 30 de agosto, o Alexandre Antunes da Silva, da Auditoria Militar, recebeu a denúncia e tornou réus os policiais militares. Os quatro sargentos respondem por constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer ou a tolerar que se faça, o que ela não manda.

A pena é de detenção de até um ano, se o fato não constitui crime mais grave. Já o tenente-coronel responde por patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração militar, valendo-se da qualidade de funcionário ou de militar. A pena é de detenção de até três meses.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF