Pular para o conteúdo
Polícia

Operação Sintonia: Faccionado que repassava informações a ‘soldados’ do PCC é preso

Ele revelou que fugiria para outra cidade
Graziela Rezende, Renata Portela -
Acusado foi preso na região central (Foto: Fala Povo, Midiamax)

Na noite de terça-feira (19), homem de 31 anos foi preso mediante cumprimento de mandado, expedido no âmbito da Operação Sintonia, contra a estrutura do PCC (Primeiro Comando da Capital). Ele é apontado como liderança importante na facção, pois repassava informações de dentro para fora dos presídios.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, equipe da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar recebeu informação de que o suspeito estaria nas proximidades da Praça Elias Gadia, na região central. Os militares então localizaram o homem e constataram que havia contra ele o mandado de em aberto.

No dia da Operação Sintonia, segunda-feira (18), o acusado não foi encontrado e era considerado foragido. Ele revelou ainda que fugiria para outra cidade. Na facção, o suspeito tinha como função repassar ordens que recebia da cúpula do PCC, de dentro do presídio, para os ‘soldados’ da facção nas ruas.

Em fevereiro, o acusado já tinha sido preso por tráfico de drogas, mas acabou solto com liberdade provisória em 21 de março. Agora, foi detido novamente e encaminhado para o presídio por integrar a organização criminosa armada.

Operação Sintonia

Operação Sintonia
(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Foi realizada na segunda-feira a Operação Sintonia, do (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Ao todo foram expedidos 67 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão, para serem cumpridos nas cidades de Campo Grande, , Amambai, , Corguinho, Maracaju, Naviraí, e Rochedo.

Durante as investigações contra o PCC, foi identificado que, mesmo de dentro dos presídios, os faccionados mantinham contato com membros do lado de fora, com uso de celulares. Estes eram responsáveis por autorizarem, gerenciarem e coordenarem a prática de crimes como tráfico de drogas, porte de arma, roubo, sequestro e homicídios em Mato Grosso do Sul.

O Gaeco ainda identificou crimes relacionados à estrutura financeira do PCC, da movimentação criminosa da facção para angariar dinheiro ilícito, bem como punir e manter a disciplina dos faccionados que não seguiam as “diretrizes” da organização criminosa. Ou seja, aqueles que não pagassem as dívidas com o tráfico de drogas ou a arrecadação das ‘rifas’, mensalidades pagas pelos integrantes do PCC.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Não é representante’: diz pai de santo sobre abusos de jovens em terreiro em Campo Grande

oruam preta gil

Oruam presta tocante homenagem a Preta Gil: ‘me deu oportunidade’

Morre príncipe saudita após 20 anos em coma

Preta Gil: entenda os riscos e sintomas do câncer de intestino

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Procurando estágio? CIEE oferta 83 vagas para diversas áreas em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Hidrate-se: umidade do ar baixa coloca MS em alerta para riscos à saúde e incêndio

Umidade relativa do ar oscila entre 20 e 30% nesta segunda-feira (21)

Cotidiano

Agricultura familiar de MS já vendeu mais de R$ 5 milhões a programas estatais em 2025

As maiores vendas foram para programas que destinam alimentos a pessoas financeiramente vulneráveis e a escolas municipais do estado

Política

Secretario do MPI deve participar de encontro da juventude indígena em MS

O Secretário-Executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, deve participar do X Encontro da Juventude Indígena Guarani Kaiowá e Nhandeva do Mato Grosso do Sul nesta terça-feira, 22 de julho, em Antônio João. O evento acontece de 21 a 22 de julho, na Escola Municipal Mbo Eroy Tupa I Arandu Renoi, na Terra Indígena … Continued

Brasil

‘É possível, sim, chegarmos em agosto sem resposta dos EUA’, alerta Haddad

Ministro ressaltou que busca medidas para fazer frente as tarifas de 50%