Agentes da PF (Polícia Federal) deflagraram na manhã desta quinta-feira (28) a operação “Área Restrita”, que ataque cibernético a várias Universidades Federais do país, ocorrido em maio de 2021. No Mato Grosso do Sul a instituição atingida foi a ( Federal da Grande ).

No âmbito das investigações, a Justiça Federal de Dourados, expediu um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido na cidade de Guarulhos, em São Paulo. Entretanto, até o momento a PF não detalhes sobre o investigado.

O ciberataque, segundo informações da PF, consistiu na invasão dos sistemas de informática das universidades, promovendo “defacement” (processo de modificação do conteúdo que é exibido em um site) ou pichação, causando danos aos bancos de dados da UFGD e também da UFRJ, UFMG, UFT, UFAL e UFBA.

Ainda de acordo com a PF, o ataque investigado conseguiu acesso de usuário com nível privilegiado nos sistemas, ao explorar a vulnerabilidade de um software ligado a componentes obsoletos e sem atualização. A partir disso, os criminosos conseguiram implantar ferramentas para a captura de senhas de usuários administradores.