Na manhã desta terça-feira (8), o Branco, de aproximadamente um ano, foi resgatado em situação de maus-tratos em uma residência na Rua Pirituba, no Guanandi. O cão foi mantido por meses, quase metade da vida, amarrado a uma corda de pouco mais de um metro, com limitação para se locomover.

Em fevereiro, denúncias foram feitas ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), sobre a situação em que o Branco era mantido. Equipe foi ao local e orientou o proprietário a se adequar, o que não foi feito. Assim, nesta terça equipe da (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) foi ao local.

Foi constatado que o cachorro era mantido amarrado com uma corda de 1,1 metro, mal podendo se locomover no local. No momento em que os policiais chegaram, não havia água ou alimento próximo ao animal, que ainda estava enfestado de carrapatos e sem abrigo do sol.

Segundo as testemunhas, o fato já ocorria há pelo menos 6 meses. O proprietário acabou preso em flagrante pelo crime de maus-tratos e não foi arbitrada fiança. Ele deve passar por audiência de custódia.

Branco foi resgatado, encaminhado ao CCZ para triagem e tratamento médico e depois será disponibilizado para adoção.