Pular para o conteúdo
Polícia

Sintonia dos Gravatas: Ligação estreita com advogado e ‘favores’ fizeram policial penal ter respeito do PCC

Ele acessava dados sigilosos e mudava fichas de presos para o advogado
Renata Portela, Thatiana Melo -
Equipe do Gaeco durante a operação - Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

Nesta quinta-feira (7), a defesa do policial penal preso na Operação Courrier entrou com pedido de liberdade provisória. O agente é acusado de favorecer um advogado, peça-chave da investigação, fornecendo informações sigilosas e modificando dados nas fichas de presos, maneira como ele teria conquistado o respeito de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital).

A investigação do (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) aponta que, em ligação telefônica, o policial penal relatou a uma familiar que seria transferido. Ele disse que faria plantões no Presídio de Segurança – Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho.

Questionado se o local era perigoso, ele diz que “já estava de boa com o PCC lá, então é mais tranquilo”, revelando que, no presídio em que trabalhava, já havia conquistado o respeito dos faccionados, por tratá-los com respeito. O agente está preso preventivamente desde o dia 25 de março.

Conforme relatado pelo Gaeco, o policial tinha uma “relação promíscua” com o advogado. Os dois se mostraram bastante íntimos nas conversas flagradas pela acusação, sendo que o advogado frequentemente acionava o agente para pedir os favores ilegais. Um dos favores atendidos seria a transferência de um preso.

Este detento saiu de um presídio do interior e foi transferido para a Máxima em , a pedido do advogado. Tal advogado também teria conseguido, por um agente ainda não identificado, a transferência de uma liderança do PCC para Minas Gerais, mediante pagamento de R$ 40 mil.

Já em outra ocasião, o policial penal teria favorecido um preso, para que esse conseguisse uma saída temporária. Assim que saiu, o preso se encontrou com o policial e o advogado e, juntos, os três tomaram chopp. Por fim, o Gaeco também lembra que o agente chegava a indicar o advogado para vários presos, garantindo uma troca de favores.

Pedido de liberdade para o policial penal

No pedido, a defesa do policial penal alega que ele não tem autoridade para mudar presos de cela ou de presídio. Além disso, que o acesso às fichas criminais que o agente encaminhava para o advogado não é ilegal, já que pode ser solicitado na unidade penal ou pelo juízo de execução.

Os advogados do agente alegam que ele não integra organização criminosa, é réu primário, tem trabalho lícito, bons antecedentes e residência fixa. Além disso, se apresentou espontaneamente no Gaeco. Foi feito pedido da liberdade provisória, sem fiança, com medidas cautelares que o juiz entender necessárias.

Operação Courrier

Ao menos 15 advogados foram identificados durante as investigações do Gaeco sobre o núcleo ‘Sintonia dos Gravatas’, do PCC. Parte destes, com mandados de prisão e busca e apreensão, foram alvos da Operação Courrier. Conforme o relatório do Gaeco, os advogados são suspeitos de integrarem a facção criminosa, repassando recados entre os membros que estão presos.

Entre eles, um advogado seria do estado de e atua na defesa de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como liderança da facção. Entre os investigados também estão dois servidores da de Mato Grosso do Sul, um deles preso na operação e outro exonerado do cargo, além de dois policiais penais, um também preso.

Já entre os integrantes da facção que estão presos, foram apontados 5 como lideranças do PCC, que mantinham contato direto com os advogados investigados. A operação cumpriu 38 mandados, entre os de busca e apreensão e os de prisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Investigado por quatro estupros no Paraná, homem é preso em MS

Homem morre após ser baleado em frente de bar em Aparecida do Taboado

Elton John desabafa e diz que problema na visão o impede de ver filhos jogando esportes

Bruna Biancardi conta como deu notícia de segunda gravidez a Neymar: “chorava”

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Com gol de pênalti, Operário garantiu vantagem sobre Ivinhema (Fotos: RMP Fotografia e Marcelo Berton)

Ivinhema x Operário: tudo que você precisa saber antes da final

Polícia investiga morte de mulher encontrada ao lado de biblioteca em Três Lagoas

Últimas Notícias

Mundo

Conselheiros de Trump dizem que mais de 50 países entraram em contato para negociar tarifas

Tarifas de Trump farão com que tênis, jeans e quase tudo o que os americanos usam fique mais caro

Política

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Prefeito eleito fica no cargo até 2028

Polícia

Trabalhador é socorrido após cair em fosso de 8 metros em fazenda de MS

Vítima foi resgatada com corte na região da cabeça e levada para a Santa Casa de Bataguassu

MidiaMAIS

Projeto itinerante de teatro leva espetáculos gratuitos a cidades da fronteira de MS

Grupo UBU percorrerá 12 cidades do interior do estado com espetáculos de teatro