Pular para o conteúdo
Polícia

Jovem baleado por PM na saída de tabacaria tem habeas corpus concedido pela Justiça

Foram retiradas as medidas cautelares de uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno
Renata Portela, Danielle Errobidarte -
Caminhonete foi alvo dos tiros (Foto: Henrique Arakaki - Jornal Midiamax).

O jovem de 24 anos atingido por disparos, feitos por um policial militar, na saída de uma tacabaria, no dia 11 de setembro, teve habeas corpus concedido nessa quinta-feira (8) após decisão do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). As medidas cautelares, como utilização de tornozeleira eletrônica, necessidade de recolhimento noturno e comparecimento mensal em juízo, também foram retiradas.

“Demonstramos, através das testemunhas em delegacia, que o meu cliente foi vítima de um atentado, sendo que a arma encontrada em sua posse era de um de seus inimigos, que deixou cair no chão”, afirmam os advogados de defesa Lucas Rocha e Herika Cristina Ratto. A decisão é da 3ª Câmara Criminal do TJMS e a decisão do juiz Márcio Wust.

O jovem era monitorado com medidas cautelares após uma arma ser encontrada dentro de seu carro. “A arma era, na verdade, de uma terceira pessoa que deixou cair ao solo”, alega a defesa. O acusado teria recolhido a arma, segundo ele como instinto de defesa, e saído correndo, quando foi alvejado pelos disparos.

As investigações apuraram que parte dos tiros partiram de um policial militar, e o segundo suspeito ainda não foi identificado pela polícia. O rapaz também ainda deve ser ouvido na delegacia.

Policial se apresentou

O policial militar identificado como responsável pelos disparos se apresentou à Polícia Civil alegando legítima defesa, cinco dias após o crime. Ao menos sete disparos foram feitos contra a da vítima. Acompanhado de advogado, o militar disse que estava na tabacaria como cliente e que, ao deixar o local, teria encontrado o rapaz com a arma em punho. Ao deixar o local, teria encontrado o rapaz com a arma em punho.

Esta pessoa estaria apontando a arma para o aniversariante. O PM alega que desarmou esse suspeito, quando o rapaz de 24 anos teria pegado a arma, que caiu no chão, e feito disparos contra o policial. O PM afirma que então atirou para se defender. A informação inicial da polícia é de que 7 disparos foram identificados na Hilux da vítima.

De acordo com a informação repassada pelo delegado Giulano Biacio, titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, responsável pelas investigações, o rapaz de 24 anos foi preso em pelo porte ilegal de arma de fogo, por conta do revólver encontrado na Hilux. Ainda foi registrado fato de tentativa de homicídio contra ele, mas o autor ainda não tinha sido identificado.

Testemunhas foram ouvidas e também foram analisadas imagens das câmeras de segurança da região, que apontam ainda uma segunda pessoa que teria atirado contra a Hilux da vítima. 

Ainda de acordo com o militar, ele teria se apresentado ao superior hierárquico no dia seguinte aos fatos, quando apresentou a arma usada. A princípio, foi instaurado procedimento administrativo para apurar os fatos. É aguardado resultado de perícia para identificar uma segunda pessoa envolvida no caso, que teria atirado contra a Hilux.

Atingido por disparos ficou em estado grave

O jovem de 24 anos ferido a tiros chegou a ficar internado em estado grave na Santa Casa de . Ele passou por cirurgias e teve parte do intestino retirada. O jovem foi preso em flagrante e chegou a ficar sob escolta policial, quando a família entrou com pedido de liberdade provisória, por meio de advogados.

Foi concedida a liberdade do rapaz, mediante cumprimento de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica assim que ele deixou o hospital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada