Pular para o conteúdo
Polícia

Fotógrafa pericial ministra curso durante seminário de peritos em Campo Grande

A fotógrafa pericial da PTCSP (Polícia Técnico Científica de São Paulo), Aline Colosso, ministrou o curso “A Perícia Oficial como instrumento de combate aos crimes”, durante o XX Seminário Regional dos Peritos Oficiais de MS, no Sinpof-MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. De acordo com o Sinpof-MS, … Continued
Diego Alves -
Fotógrafa pericial da PTCSP (Polícia Técnico Científica de São Paulo), Aline Colosso (divulgação)

A fotógrafa pericial da PTCSP (Polícia Técnico Científica de ), Aline Colosso, ministrou o curso “A Perícia Oficial como instrumento de combate aos crimes”, durante o XX Seminário Regional dos Peritos Oficiais de MS, no Sinpof-MS (Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de ), em Campo Grande.

De acordo com o Sinpof-MS, a perita ressaltou que a fotografia na perícia criminal faz parte da cadeia de custódia e acaba se tornando uma prova, pois mostra onde estavam cada vestígio na cena de um crime. “A fotografia é uma prova documental pois ela acaba levando a autoridade julgadora até à cena de crime. Muitas vezes o delegado, o não estão no local. Por isso, é importante que ela seja o mais fiel possível à realidade”, explica. Segundo ela, as fotos forenses não podem ser editadas e nem manipuladas.

Ainda de acordo com o sindicato, entre os crimes que mais marcaram a carreira da perita, ela cita a chacina da catedral de Campinas em dezembro de 2018, onde um homem entrou na igreja e abriu fogo sobre os fiéis que estavam em uma novena, matando cinco pessoas e se suicidando atrás do altar. Outro crime de grande repercussão nacional, foi o roubo no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas/SP) que completou dois anos em março deste ano, quando pelo menos cinco homens fortemente armados, roubaram cinco milhões de dólares que estavam na área de carga do aeroporto.

“Usamos muito escalas métricas nas fotos para as análises dos vestígios, e estas auxiliam a entender a dinâmica e a sequência dos acontecimentos que culminaram no crime”, explica Aline.

O curso que durou dois dias, teve a participação de cerca de 80 Peritos Oficiais e Agentes de Polícia Científica (APCs) de Mato Grosso do Sul e foi realizado simultaneamente com o curso de Manchas de Sangue, ministrado pela Perita Oficial de São Paulo, Keila Aparecida de Almeida.

“Anualmente, para comemorar o do Dia do Perito Oficial Forense, no dia 4 de dezembro, o Sinpof-MS realiza o seminário que já está em sua vigésima edição, oferecendo de capacitação e atualização para nossos profissionais, além de trazer para compartilhar seus conhecimentos, renomados nomes da Perícia Criminal do ”, disse o presidente do Sinpof-MS, Sebastião Renato.

divulgação
divulgação

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena