A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bela Vista autuou um infrator em R$ 15 mil por escavar 500 metros de dreno para atividade agrícola degradando várzeas. Agentes realizavam fiscalização nas propriedades rurais do município e encontraram em uma fazenda, localizada a 30 km da cidade, a construção de um dreno, que era executada sem a licença ambiental. Foi medido o dreno que perfazia aproximadamente 1,5 metro de largura, 2 metros de profundidade em média e 500 metros de comprimento.

De acordo com a polícia, o dreno foi executado com a finalidade de diminuir a humidade do solo, para expansão da agricultura. O infrator, de 36 anos, proprietário da fazenda foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 15 mil. Ele também responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, com pena prevista de um a seis meses de detenção.

O autuado também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada, junto ao órgão ambiental. Os autos também serão encaminhados ao Ministério Público para possível abertura de ação civil pública de reparação dos danos ambientais.