Pular para o conteúdo
Polícia

Em protesto, bolivianos fecham fronteira com Corumbá; há uma morte confirmada

Manifestações começaram à meia-noite. Várias pessoas ficaram feridas e uma morreu na fronteira com Corumbá
Mirian Machado -
(Foto: El Deber)

A fronteira da com amanheceu fechada nesta sábado (22). O motivo é um protesto no país vizinho em repúdio ao Decreto Supremo 4760, que adia o Censo de População e Habitação para 2024. A exigência é de que o Censo seja em 2023. Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas.

Desde a meia-noite de hoje, diversas fronteiras da Bolívia foram fechadas. Nas primeiras horas desta manhã, havia pouco fluxo de veículos, uma forte presença policial em algumas áreas e grupos ligados ao MAS tentando desbloquear. Há confrontos em vários pontos do país. Em Puerto Quijarro, em Santa Cruz, na fronteira com Corumbá, houve briga entre a população a favor dos protestos e os que são contra. Uma morte foi registrada, segundo a polícia.

A morte de Julio Pablo Taborga, mais conhecido como ‘viborita’, morador de Concepción, foi confirmada pelo comandante de fronteira da polícia de Puerto Suárez, coronel Nelson Pacheco Barrios.

Conforme apurado pelo El Deber, vários militares estão em Puerto Quijarro, porém devido ao número de manifestantes, tanto a favor quanto contra, a situação chegou ao extremo.

Os confrontos, que começaram antes mesmo da meia-noite, se espalharam nas redes sociais. Os vídeos mostram como um grupo de pessoas se preparou para evitar o bloqueio daqueles que pretendiam iniciar a greve e, como resultado, a briga eclodiu, e terminou com feridos e uma morte.

“Vimos a morte de uma pessoa nas redes sociais, estamos tentando nos comunicar com o cidadão da área, mas o fato é lamentável, independentemente de ele apoiar ou não a greve”, disse o segundo presidente cívico de Santa Cruz, Stello Cochamanidis.

O comandante da fronteira salientou que deverão se reunir para evitar outros confrontos e incidentes durante os dias da greve por tempo indeterminado.

Bloqueio na zona sul de Montero (Foto: Juan Carlos Fernández)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
sol

Quarta-feira terá friozinho ‘tímido’ em MS e máxima de 28°C

Indígena é esfaqueado pela mulher após discussão motivada por bebedeira

Casal é preso após descoberta de ‘guarda-roupa’ com maconha avaliada em R$ 7 milhões em Campo Grande

1952 – Fundação de Naviraí

Notícias mais lidas agora

Município mantém multa de R$ 12,2 milhões contra Consórcio Guaicurus por descumprir contrato

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Acidente entre carro e moto mata motociclista no anel viário em Campo Grande

Crise sobre a suposta espionagem da ABIN ganha contornos também comerciais

Últimas Notícias

Esportes

Onde assistir: Quarta-feira conta com oito jogos pelo Brasileirão e Real em busca de virada na Champions

Em baixa, Botafogo e São Paulo se enfrentam, enquanto Inter x Palmeiras, Flamengo x Juventude e Corinthians x Fluminense brigam na parte de cima da tabela

Cotidiano

Precisa de emprego? Funsat oferta 1,9 mil vagas nesta quarta-feira

São 206 empresas de Campo Grande com seleção aberta

Famosos

Xuxa expõe pergunta indiscreta de Junno antes do namoro: ‘Gosta de homem?’

Xuxa Meneghel abriu a intimidade e revelou uma pergunta indiscreta feita por Junno Andrade quando eles estavam se conhecendo

Polícia

Professora teve pulmão e útero perfurados por facadas dadas por ex-marido em MS; filho viu crime

Professora foi esfaqueada 8 vezes