Pular para o conteúdo
Polícia

Em protesto, bolivianos fecham fronteira com Corumbá; há uma morte confirmada

Manifestações começaram à meia-noite. Várias pessoas ficaram feridas e uma morreu na fronteira com Corumbá
Mirian Machado -
(Foto: El Deber)

A fronteira da com amanheceu fechada nesta sábado (22). O motivo é um protesto no país vizinho em repúdio ao Decreto Supremo 4760, que adia o Censo de População e Habitação para 2024. A exigência é de que o Censo seja em 2023. Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas.

Desde a meia-noite de hoje, diversas fronteiras da Bolívia foram fechadas. Nas primeiras horas desta manhã, havia pouco fluxo de veículos, uma forte presença policial em algumas áreas e grupos ligados ao MAS tentando desbloquear. Há confrontos em vários pontos do país. Em Puerto Quijarro, em Santa Cruz, na fronteira com Corumbá, houve briga entre a população a favor dos protestos e os que são contra. Uma morte foi registrada, segundo a polícia.

A morte de Julio Pablo Taborga, mais conhecido como ‘viborita’, morador de Concepción, foi confirmada pelo comandante de fronteira da polícia de Puerto Suárez, coronel Nelson Pacheco Barrios.

Conforme apurado pelo El Deber, vários militares estão em Puerto Quijarro, porém devido ao número de manifestantes, tanto a favor quanto contra, a situação chegou ao extremo.

Os confrontos, que começaram antes mesmo da meia-noite, se espalharam nas redes sociais. Os vídeos mostram como um grupo de pessoas se preparou para evitar o bloqueio daqueles que pretendiam iniciar a greve e, como resultado, a briga eclodiu, e terminou com feridos e uma morte.

“Vimos a morte de uma pessoa nas redes sociais, estamos tentando nos comunicar com o cidadão da área, mas o fato é lamentável, independentemente de ele apoiar ou não a greve”, disse o segundo presidente cívico de Santa Cruz, Stello Cochamanidis.

O comandante da fronteira salientou que deverão se reunir para evitar outros confrontos e incidentes durante os dias da greve por tempo indeterminado.

Bloqueio na zona sul de Montero (Foto: Juan Carlos Fernández)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Richard Ríos se desculpa com a torcida do Palmeiras após pedir silêncio em comemoração de gol

Ex-prefeito de Nova Friburgo é condenado por desvios após tragédia

Homem morre cinco dias após sofrer queda de três metros em telhado

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Glauber Braga

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

Patrulha Ambiental da GCM forma 100 novos agentes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro é surpreendido pelo equatoriano Mushuc Runa e segue zerado na Sul-Americana

A situação do Cruzeiro segue complicada, principalmente na Copa Sul-Americana, competição na qual segue sem vencer. Mesmo jogando em casa, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, acabou surpreendido pelo modesto Mushuc Runa, do Equador, e acabou derrotado por 2 a 1. Orejuela colocou o time equatoriano na frente logo aos 29 minutos de jogo. Já … Continued

Esportes

Flamengo é superado no Maracanã e Central Córdoba tem vitória histórica na Libertadores

Fim da invencibilidade do técnico Filipe Luís

Sem Categoria

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

Governo está começando a colher os resultados de medidas tomadas

Trânsito

Motorista que atropelou e matou motociclista se apresenta em delgacia e fica em silêncio

O acidente aconteceu no cruzamento das ruas São José com a José Pereira Sobrinho