Eleitor usa cola instantânea para estragar urna e é levado para a Polícia Federal em Campo Grande

10 urnas tiveram de ser substituídas em Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tse
Urna eletrônica (Imagem Ilustrativa)

Um rapaz de 22 anos, identificado como Gabriel Scherer foi preso na manhã deste domingo (2) após colar as teclas da urna eletrônica durante a votação em sessão eleitoral localizada na faculdade Estácio de Sá, em Campo Grande. O eleitor foi encaminhado para a Polícia Federal. Inicialmente, a PM divulgou que o eleitor seria uma mulher.

Mas, a identidade como sendo do rapaz foi confirmada no fim da manhã deste domingo (2) pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Informações passadas pela Polícia Militar são de que o eleitor foi detido no local de votação e encaminhada para a Polícia Federal, por volta das 9 horas da manhã.

Segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), a substituição da urna foi imediatamente realizada, ocasionando apenas atraso de minutos na seção de votação. Foi percebido que a urna havia sido colada depois que outro eleitor tentou votar e não conseguiu.  

Outra mulher foi presa por tirar fotos da urna no momento da votação. A mulher foi detida e levada pela Polícia Militar. Ela deve ser conduzida até a sede da Polícia Federal. O artigo 312 da Lei nº 4.737/1965  do Código Eleitoral tipifica como crime “violar ou tentar violar o sigilo do voto”. Ou seja, é crime eleitoral fotografar ou filmar o voto, com pena que pode chegar a até dois anos de detenção.

Ainda na noite de sexta-feira (30), uma urna eletrônica foi roubada junto do carro de um mesário quando saía de um bar, na região do Bairro Centro-Oeste. O carro foi encontrado horas depois abandonado no Bairro Alves Pereira pela GCM (Guarda Civil Metopolitana).

Urnas substituídas

O TRE-MS (Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul) registrou 23 ocorrências por problemas diversos, neste domingo (2), durante as Eleições Gerais de 2022. O boletim parcial, das 9h, informa 10 substituições de urna nas cidades de Aparecida do Taboado, Ponta Porã, Maracaju, Juti, Dourados, Pedro Gomes e Sonora.

Foram feitos 13 ajustes em urnas, como papel de bobina e reinicialização de máquinas. Também foram registrados problemas em seções de Sidrolândia, Chapadão do Sul, Aparecida do Taboado, Nioaque, Laguna Carapã e Corumbá.

(Matéria alterada às 11:14 para correção de informação. Inicialmente, a PM havia informado que a prisão teria sido de uma mulher)

Conteúdos relacionados