Piloto com licença vencida e sob o uso de entorpecentes foi preso neste sábado (10) em ação conjunta da de Mato Grosso do Sul, o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) e a Primeira Delegacia de . A aeronave que seria usada para o tráfico de drogas também foi apreendida.

A ação teve início quando policiais militares de uma equipe de Força Tática receberam informações de que um avião bimotor, de cor branca, havia sido interceptado por um avião Super Tucano da FAB e por essa razão havia pousado na Pista do Aeroclube Asas de Mato Grosso do Sul, em Fátima do Sul.

Imediatamente os militares foram até o local e encontraram o piloto, que declarou ter pego a aeronave em Campo Grande, de onde decolou sentido à fronteira. No entanto, no meio do caminho, pousou em Fátima do Sul para abastecer e logo decolou novamente.

À polícia, o piloto disse que aguardava o carregamento de cerca de 300 quilos de cocaína, sendo que receberia por volta de R$ 80.000,00 pelo transporte, com a missão de transportar a droga até São Paulo. Porém, acabou decolando com urgência, sem o entorpecente embarcado, após ser avisado que teriam sido flagrados por forças policiais e seriam interceptados.

Prisão

Os policiais verificaram as licenças do piloto e constataram ainda que as mesmas estavam vencidas desde 2018. Ele também informou que a aeronave que pilotava, prefixo PT-WKZ, encontra-se suspensa para operações, o que foi confirmado nos sistemas da agência reguladora.

Ao ser submetido a uma busca completa antes de entrar na carceragem da Unidade Policial, a polícia localizou um pedaço de maconha em suas partes íntimas. A droga encontrada pesava 15 gramas, comprovando ainda a gravidade do atentado à segurança de voo ao comandar aeronaves irregulares, com licença vencida e ainda, sob influência de entorpecentes.

Por conta de tratar se de ocorrência envolvendo modal aéreo, o DRACCO foi acionado e equipe especializada esteve presente em Fátima do Sul, onde assumiu a ocorrência e efetuou a da aeronave em razão das irregularidades.

O piloto foi preso em por associação ao tráfico e por ter praticado atentado à segurança de voo. Ainda foi lavrado um termo circunstanciado de infração penal em razão do porte de drogas para consumo pessoal.