Conflito interno em aldeia de Amambai continua e capitão denuncia que teve casa destruída por mais de 40 pessoas
Ele e familiares teriam sido agredidos
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Conflito interno na Aldeia Amambai que antecedeu confronto entre indígenas e policiais militares, no dia 24 de junho, segue acontecendo. Na segunda-feira (11), capitão da aldeia procurou a Polícia Civil do município, a 352 quilômetros de Campo Grande, para denunciar que teve a casa destruída por um grupo de 45 pessoas.
Segundo detalhes do registro policial, o capitão estava em casa na madrugada de segunda, quando aproximadamente 45 pessoas destruíram o local, além de agredirem ele e os familiares. Uma das pessoas estaria armada, com uma arma de fogo.
O capitão chegou a revelar o nome de uma pessoa que teria ordenado e comandado o ataque. O caso foi registrado como lesão corporal dolosa na Delegacia de Polícia Civil de Amambai.
Conflito interno antes e depois da invasão
Durante o sepultamento do indígena Vitor Fernandes, que reuniu mais de 300 pessoas, as lideranças não pouparam o cacique da Aldeia Amambai, João Gauto. A reportagem apurou que Gauto já trabalhou para o proprietário da Fazenda Bordas da Mata.
Em conversa com lideranças que moram na Aldeia Amambai, a reportagem do Jornal Midiamax ouviu que descontentamento contra o cacique é geral. Segundo eles, sua permanência no cargo é considerada ilegítima.
“Sabemos que ele deu todas as informações para os policiais e também para os seguranças privados que estavam na fazenda”, disse uma das fontes. Ainda de acordo com essas mesmas lideranças, passada a comoção do sepultamento de Vitor, serão tomadas as providências necessárias para que ele deixe o comando da aldeia.
“Diante de tudo que aconteceu, se ele não renunciar, nós [tomaremos] as providências que forem necessárias para que ele seja afastado”, disse uma professora que trabalha na aldeia. Gauto assinou e encaminhou pedidos de providências à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e outros órgãos.
Segundo as peças, enviadas antes da invasão na fazenda e dos confrontos, havia um grupo que estaria causando desordem na aldeia, andando com armas brancas e armas de fogo e querendo invadir as terras em situação de violência.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Cuiabá cede empate ao Juventude e se complica ainda mais na luta contra o rebaixamento
Veterano Nenê saiu do banco para marcar e conquistar ponto importante para o Juventude no Brasileiro
Estudantes que irão fazer o Enade devem preencher questionário ainda neste sábado
Prova será aplicada no domingo (24) para 283.550 acadêmicos inscritos
Ministra do Meio Ambiente avalia COP29 como uma ‘experiência difícil’
Marina também se referiu à COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025como a “COP das COPs”, destacando sua importância simbólica e estratégica para a restauração da Amazônia e o enfrentamento das crises climáticas
Botafogo empata no final contra o Vitória, mas perde a liderança do Brasileiro
Palmeiras assumiu a liderança, com os mesmos 70 pontos alcançados pelo Botafogo. Equipes se enfrentam na terça-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.