Na segunda-feira (14), mulher, de 33 anos, foi presa em flagrante na Vila Taveirópolis, em Campo Grande, por maus-tratos contra animais. Dois cães em situação de desnutrição, com sintomas de leishmaniose e um deles com ferimento na cabeça há meses, já com larvas, foram resgatados.

Equipes da (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) foram até a residência, onde encontraram os dois cachorros, em situação de abandono. Os dois cães estavam desnutridos, sem ração, com sintomas de leishmaniose.

Um dos cachorros, Eros, estava com uma ferida grave na cabeça. Foi constatado em relato da proprietária, que nas festas de de 2021 o cachorro teria se assustado com fogos de artifício. Assim, tentou se esconder na casa e acabou se machucando gravemente.

A proprietária alegou que passou ‘mata bicheira' no ferimento, mas não levou o cachorro ao veterinário. A ferida se agravou e estava com miíase — bicheira — visivelmente sem cuidados. A mulher ainda disse que não tinha dinheiro para cuidar dos cachorros, embora tenha 22 gatos na residência.

Consta no registro policial que ela autorizou a eutanásia dos cães pelo CCZ, mas não há informação se os animais foram sacrificados. Dos 22 gatos, 5 ainda foram levados para castração. Presa, a mulher passou por audiência de custódia nesta terça-feira (15), onde foi liberada provisoriamente. No entanto, ela foi proibida de ter cachorros novamente e deve avaliar se tem condições de manter os 22 gatos, ou então terá que doar os animais.