A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Naviraí apreendeu um caminhão com carvão e lenha ilegal e aplicou multa de R$ 2 mil em carvoeiro no final da manhã desta quarta-feira (26) em Naviraí, cidade a 364 quilômetros de Campo Grande.

Policiais ambientais abordaram um caminhão que transportava ilegalmente uma carga com 7 m³ de carvão e lenha provenientes de madeira nativa, durante fiscalização ambiental no final da manhã, em uma rodovia vicinal no município de Itaquiraí. 

A carga era transportada sem o Documento de Origem Florestal (DOF) e foi apreendida junto com o veículo. O DOF é o documento ambiental para o transporte, industrialização e armazenamento de qualquer produto da flora nativa e sua falta se caracteriza como crime ambiental.

O condutor do caminhão e proprietário do carvão ilegal (61), residente em Itaquiraí, que se recusou a informar de onde teria retirado o material ilegal, foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 2.070,00. O autuado, o carvão e lenha e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Itaquiraí e ele responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.