Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (3), pela Polícia Federal, a segunda fase da Operação Fom'ale contra um grupo que fazia a travessia de pela trilha conhecida como ‘Trilha do Gaúcho', na divisa da Bolívia com Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande. São cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá.

Logística do esquema

Nos períodos da manhã e da noite, os suspeitos buscavam meios de atravessar ilegalmente os migrantes, entre eles diversas crianças e mulheres grávidas, sempre exigindo vantagem econômica para tal fim. Já dentro da trilha, os haitianos eram auxiliados por “carregadores” bolivianos, que tinham a função de mostrar o percurso até o território do país vizinho, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos, mediante o pagamento de valores abusivos.

Durante a travessia, foi descoberto que alguns haitianos eram abandonados no meio da rua, após os criminosos perceberem a aproximação da polícia.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa (art. 232-A do código penal e art. 2 da lei 12.850/2013), conforme aprofundamento dos trabalhos investigativos.

Nome da operação

A operação chamou-se Fom'ale II em razão da continuidade dos trabalhos da primeira operação. Este nome faz alusão a uma expressão em idioma Creole, falado no Haiti. Esta expressão significa “preciso ir embora” em tradução livre, e expõe a vontade destas pessoas em deixarem o país em busca de novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.

PF deflagra 2º fase da Fomale contra grupo que fazia travessia de haitianos em Corumbá.mp4 from Jornal Midiamax on Vimeo.