Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Mesmo filmado, idoso nega que tenha começado incêndio no Parque dos Poderes

Ele foi identificado e ouvido na delegacia
Arquivo -
Idoso foi flagrado nas câmeras de segurança
Idoso foi flagrado nas câmeras de segurança

Ouvido pela Polícia Civil, o idoso de 81 anos que é morador no Estrela Dalva negou que tenha começado o incêndio, que devastou 550 mil metros quadrados no , na noite desta quinta-feira (19). A princípio, ele teria algum problema de saúde mental, mas responderá criminalmente se comprovada a autoria do incêndio.

Em coletiva de imprensa no prédio da Acadepol (Academia de Polícia Civil), local onde o incêndio começou na tarde de quinta-feira, o delegado Wilton Vilas Boas, da 3ª Delegacia, relatou que o idoso teria sido visto ateando fogo em dois pontos. Em um local, foi possível ver o idoso nas imagens de câmeras de segurança.

Delegado Wilton Vilas Boas (Foto: Marcos Ermínio)

Neste ponto, que fica a 200 metros da Acadepol, o idoso é visto ateando fogo em uma parte de vegetação, na calçada da rua. Ele sai ainda olhando para trás, verificando o incêndio. Já no outro local filmado, aos fundos da Acadepol, onde teve início o incêndio de grandes proporções, não é possível ver o idoso ateando fogo. No entanto, é identificado que ele está ali, se abaixa e em seguida é possível ver a fumaça subindo.

Para o delegado, tudo indica que o incêndio foi provocado pelo idoso, única pessoa vista ali naquele horário. O trabalho foi dividido em três fases, o rescaldo, a perícia do local e as investigações para apurar a autoria e também as circunstâncias. Após a identificação, o idoso foi levado para a 3ª DP, onde prestou esclarecimentos.

Questionado, ele negou os fatos, mesmo com as filmagens. Ele teria dito que limpava terrenos e que fazia o bem para a comunidade, usando respostas evasivas. É aguardado laudo técnico para imputar a autoria ao suspeito, que pode responder criminalmente e, se condenado, cumprir uma pena de 3 a 6 anos.

O idoso já tem passagens pela polícia e deve ser indiciado pelo incêndio criminoso.

Incêndio incontrolável

O relato ainda na noite de quinta-feira era de que o incêndio no parque era incontrolável. As chamas se alastraram com o vento e também por conta do tempo seco, e tomaram conta de 550 mil metros quadrados de área consumida pelas chamas.

O tamanho da área ainda é uma estimativa inicial e o valor exato ainda é calculado pelo CPA (Centro de Proteção Ambiental) dos bombeiros. As imagens foram obtidas através de mapeamento por e, segundo o Corpo de Bombeiros, foram 150 mil litros de água utilizados para controlar o fogo.

Às 11h desta sexta-feira, equipes dos bombeiros continuavam com trabalhos de rescaldo e apagando pequenos focos de calor que reaparecem. O trabalho foi encerrado ainda no fim da manhã, mas outros pequenos focos chegaram a aparecer e são controlados pelos bombeiros.

Com 285 hectares, o Parque dos Poderes é a maior reserva campo-grandense, por isso a ocorrência chamou atenção e logo ganhou repercussão nas redes sociais. O incêndio mobilizou 35 bombeiros, 7 viaturas e consumiu 150 mil litros de água. Os dados foram fornecidos pelo Major Fábio Pereira de Lima, comandante dos trabalhos.

No auge da ocorrência, na noite de quinta, as chamas atingiram 4 metros de altura e a fumaça se espalhou por toda a região do entorno do Parque. As chamas começaram em terreno atrás da Acadepol, mas se espalharam para a área do prédio. Foi o momento mais tenso do combate ao incêndio, pois o fogo ameaçava atingir carros que estavam no estacionamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão