Polícia encontra idoso que iniciou incêndio em 550 mil metros quadrados do Parque dos Poderes

Idoso prestou depoimento e já foi liberado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Momento em que as chamas estavam altas no fim da noite de sexta
Momento em que as chamas estavam altas no fim da noite de sexta

O idoso de 81 anos, autor do incêndio que devastou 550 mil metros quadrados na região do Parque dos Poderes entre a noite de quinta-feira (19) e a madrugada desta sexta (20), foi localizado. Ele foi ouvido pela Polícia Civil, mas liberado, e será indiciado pelo incêndio.

Conforme as primeiras informações do delegado responsável pelo caso, Wilton Vilas Boas, da 3ª Delegacia de Polícia Civil, o idoso não foi preso. Ele foi localizado após ser identificado, encaminhado para a delegacia e ouvido. Liberado, ele será indiciado pelo incêndio de grandes proporções.

Uma coletiva para que o caso seja esclarecido será concedida ainda nesta tarde, na Acadepol (Academia de Polícia Civil), que teve o terreno incendiado.

Incêndio incontrolável

O relato ainda na noite de quinta-feira era de que o incêndio no parque era incontrolável. As chamas se alastraram com o vento e também por conta do tempo seco, e tomaram conta de 550 mil metros quadrados de área consumida pelas chamas.

O tamanho da área ainda é uma estimativa inicial e o valor exato ainda é calculado pelo CPA (Centro de Proteção Ambiental) dos bombeiros. As imagens foram obtidas através de mapeamento por drone e, segundo o Corpo de Bombeiros, foram 150 mil litros de água utilizados para controlar o fogo.

Às 11h desta sexta-feira, equipes dos bombeiros continuavam com trabalhos de rescaldo e apagando pequenos focos de calor que reaparecem. O trabalho foi encerrado ainda no fim da manhã, mas outros pequenos focos chegaram a aparecer e são controlados pelos bombeiros.

Com 285 hectares, o Parque dos Poderes é a maior reserva campo-grandense, por isso a ocorrência chamou atenção e logo ganhou repercussão nas redes sociais. O incêndio mobilizou 35 bombeiros, 7 viaturas e consumiu 150 mil litros de água. Os dados foram fornecidos pelo Major Fábio Pereira de Lima, comandante dos trabalhos.

No auge da ocorrência, na noite de quinta, as chamas atingiram 4 metros de altura e a fumaça se espalhou por toda a região do entorno do Parque. As chamas começaram em terreno atrás da Acadepol, mas se espalharam para a área do prédio. Foi o momento mais tenso do combate ao incêndio, pois o fogo ameaçava atingir carros que estavam no estacionamento.

Conforme o major, às 4h30 os bombeiros já haviam conseguido apagar o fogo e iniciaram, então, o trabalho de rescaldo.