Dois homens foram flagrados por câmeras de monitoramento na madrugada de terça-feira (27) por volta das 3:40, após o ato de vandalismo e quebrar a imagem de São Judas Tadeu da Paróquia Santuário localizada no Jardim América em . Conforme as imagens de segurança é possível observar que a dupla caminha pelo pátio da igreja e salão paroquial após danificar a grade que dá acesso e pular um portão que divide as áreas de estacionamento e fundos do Santuário.

Cameras de segurança registraram ato de vandalismo (Reprodução)

 

A secretária paroquial, Onedes Campos, diz que a imagem do santo tem cerca de 20 anos, e possui um valor de mercado alto, pois é feita de um material de resina que resiste ficar na parte externa. Complementa que foi realizado investimentos na segurança, aumentando a quantidade de câmeras de segurança e até a implementação de um novo portão, e que a ação dos dois homens, além da imagem danificada, foi levada duas capas de válvula de descarga do banheiro.

 

 

Conforme o pároco responsável pela igreja, ela fica aberta durante o dia inteiro para o acesso dos fiéis que, conforme o religioso, estão desolados com o ato. “Lamentamos muito o ocorrido. Imagens fortes em tempos tão delicados como os que estamos vivendo, precisa tomar uma medida a respeito da segurança, não sabemos mais o que fazer, e a vizinhança está aflita, tem que verificar os recptores desses material subtraidos na região”, afirmou padre Laércio Chebelo, pároco e reitor do Santuário São Judas Tadeu. A Paróquia passa por um momento de restruturação em suas comunidades, com investimento inclusive em reconstrução e reformas das igrejas, e a implementação de sistemas de segurança. Com a pandemia o dízimo, oferta e doação diminuiu muito, o que dificulta ainda mais as finanças com os prejuízos vindo de ações de vandalismo.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. A motivação do vandalismo ainda não foi identificada e ninguém até o momento foi preso. Moradores da região relatam aumento da população de usuário de drogas na localidade.

Todo dia 28 do mês é dedicado a São Judas Tadeu, apesar do ocorrido, hoje ás 19 horas, o Santuário celebra missa dentro das medidas de biossegurança.  

Imagem de São Judas Tadeu antes de ser danificada. (Foto Marcos Ermínio/Midiamax)
Imagem de valor alto por ser de matérial resistente ao tempo. (Fala Povo/Midiamax)