Vídeos de câmeras de segurança de residências do Bairro Vila Morumbi flagraram o abandono de cinco gatos, por dois homens em uma motocicleta. O crime ocorreu no último domingo (21), mas o boletim de ocorrência só foi registrado na quarta-feira (24). No vídeo, é possível ver duas pessoas em uma motocicleta — que parece ser uma Honda Biz de cor preta — deixando uma caixa com quatro filhotes e a mãe.

As imagens mostram o garupa da moto descendo com a caixa até a casa da esquina. Ele decide, então, abandonar os animais poucos metros a frente, na casa do lado. Segundo a dona da residência, uma professora de 50 anos, ela acredita que o abandono foi feito porque em frente ao portão existe uma casinha de madeira, em que costumam colocar comida para os gatos da rua.

“Eu estava dentro de casa com meu irmão, quando ele decidiu ir lá fora olhar algo no carro. Foi aí que encontrou os gatinhos correndo pela rua, com risco de serem atropelados. Quando fomos olhar nas câmeras, vimos a moto”, afirma.

Contudo, segundo ela, não foi possível identificar a placa da motocicleta, uma vez que o farol alto estava ligado. As câmeras da residência vizinha também revelaram que o piloto da moto aguarda na esquina, com o veículo já virado, enquanto o garupa abandonava a caixa com os filhotes.

Agora, a família busca um novo lar para os gatinhos, já que a professora possui outros animais resgatados. “Estamos com um cachorro de que teve que passar por cirurgia após ter uma bala alojada no céu da boca; e outra gata com três filhotes, que justamente se alimentava na casinha que deixamos em frente de casa, mas ela teve os gatinhos no bueiro e decidimos acolher depois da última chuva forte”, explica.

Quem se interessar em adotar os animais pode entrar em contato pelo (67) 99100-2121.

Crime

A lei nº 14.064/2020 alterou a pena para crimes de maus-tratos aos animais para cinco anos de prisão. Antes, a pena máxima era de 1 ano e 4 meses. A (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) recebe denúncias através do email denuncias.decat@pc.ms.gov.br, e inclusive podem ser anexadas imagens. A delegacia fica na Rua 7 de setembro, nº 2421, Centro, e funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Confira o vídeo: