Polícia

Uso de EPI evitou tragédia em acidente com pintores na Chácara Cachoeira

Dupla ficou pendurada por cerca de meia hora e não teve ferimentos

Danielle Errobidarte e Ranziel Oliveira Publicado em 16/06/2021, às 16h39

Auto escada mecânica Magirus foi usada pela primeira vez no resgate a vítimas.
Auto escada mecânica Magirus foi usada pela primeira vez no resgate a vítimas. - (Foto: Leonardo de França)

Os dois pintores que foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta quarta-feira (16) após ficarem pendurados por cerca de 30 minutos em um prédio, na altura de 15 metros, foram resgatados sem ferimentos no Bairro Chácara Cachoeira. Apesar de estarem sem capacete de segurança, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como cadeiras suspensas e mosquetões, evitaram uma tragédia.

Segundo o tenente Danilo Leite, comandante do 6º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), um dos lados do andaime em que os pintores estavam se soltou. “O fato de eles estarem com a corda possibilitou o resgate. O primeiro foi retirado com ajuda da escada Magirus, e o segundo com técnica de rapel”, afirma.

Esta foi a primeira vez que a Auto Escada Magirus, de 60 metros, atuou na retirada de vítima em ocorrência real, e a segunda que ela serve de apoio para a corporação – a primeira vez foi no incêndio do Atacadão, em setembro de 2020.

As vítimas estão conscientes e oritadas, receberam atendimento e não precisaram de transporte até uma unidade de saúde. Um dos pintores apenas se queixada de dores nas coxas, causadas pela pressão feita pelo equipamento de segurança.

Segundo o tenente Cordeiro, também do CBMMS, uma das dificuldades para a retirada foi a quantidade de fiação elétrica e os veículos estacionados na rua. “A escada precisa atingir um ângulo específico para operar, e tivemos que reposicioná-la três vezes”, afirma.

Outro pintor, que trabalha junto com eles, de 49 anos, explicou ao Jornal Midiamax que a catraca do balancim que sustenta o andaime teria quebrado, a corda deslizado e consequentemente o andaime teria descido.

Jornal Midiamax