Polícia

Unidos no crime: família é presa na fronteira por comandar envio de cocaína para a Europa

Investigações mostram como patriarca passou de dono de 'lojinha' de celulares a chefe do tráfico

Gabriel Maymone Publicado em 09/10/2021, às 21h48

Três membros da família Servín foram presos em ação policial neste sábado
Três membros da família Servín foram presos em ação policial neste sábado - Divulgação

Ação policial prendeu neste domingo família paraguaia que teria ligações com facções criminosas brasileiras para o tráfico internacional de cocaína. O esquema da família Servín era enviar carregamentos da droga em containers que seguiam de navio através do porto de Assunção, capital do Paraguai.

O patriarca da família e líder da quadrilha, Miguel Ángel Servin, foi preso em uma casa de luxo na capital paraguaia. Já sua esposa, Liz Katherine Lailla Villalba, 45 anos, e a filha do casal, Marol Lizet Servín Lailla, 21, foram detidas em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.

As atividades criminosas da família eram monitoradas pelas autoridades paraguaias desde 2010. No ano passado, as investigações conseguiram ligar Miguel ao esquema criminoso após a apreensão de enorme quantidade de cocaína que seguia para Israel.

Disputa na fronteira

Em 30 de agosto deste ano, um irmão de Miguel, Denis Osvaldo Servín Palácios, 42, conhecido como Denis Pimentinha, foi morto com 30 tiros de fuzil quando deixava uma festa rave em Ponta Porã, MS. Ele foi abordado quando entrava em uma caminhonete Toyota Fortuner e acabou fuzilado.

Caminho no crime

As investigações apontam que Miguel tinha uma lojinha de celular em Pedro Juan Caballero e, aos poucos, foi "investindo" no narcotráfico até formar sua própria organização. Ele operava de forma independente de outros grupos que agem na fronteira.

Desmembrando a organização

Ainda nas operações deste sábado foram presos o jogador de futebol Élvio Maria Vega Chaparro, de 20 anos, responsável pela logística do grupo e Francis Marcelo Rojas Benítes, 41.

Jornal Midiamax