Preso no ano passado com documentos falsos, quando estava foragido da justiça, Manoel Edvaldo Ortiz Gil de 39 anos está sendo procurado novamente pela polícia.  Ele fugiu na manhã desta quinta-feira (18), da penitenciária Ricardo Brandão, em Ponta Porã, cidade de que faz com Pedro Juan Caballero..

Gil foi preso pela última vez em 22 de julho do ano passado pela Polícia Militar de Ponta Porã no bairro São Domingos. Os militares abordaram o condutor de uma S 10, prata com placas HSG-8754 de Ponta Porã e quando ele apresentou os documentos, os policiais desconfiaram que havia algo de errado com o motorista.

Durante checagem na documentação em nome de João Alberto Figueiredo Benites, foi comprovado que o suspeito usava a Carteira de Identidade de outra pessoa. Na época da abordagem, foi descoberto que o nome verdadeiro era Manoel Edvaldo Ortiz Gil de 39 anos e que ele era procurado pela justiça.

Até o momento a  Agepen (Agencia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) ainda não fez nenhum pronunciamento sobre a fuga do homem que é considerado de alta periculosidade e tem pelo menos 25 processos em aberto na justiça por vários crimes.