Polícia

Suspeita de Envenenamento: PF investiga a morte de 2 onças e outros 18 animais no Pantanal

Animais foram encontrados em uma fazenda na região do Passo do Lontra

Renan Nucci Publicado em 21/06/2021, às 13h20

Carcaça de uma das onças mortas encontradas na fazenda
Carcaça de uma das onças mortas encontradas na fazenda - Reprodução

A Polícia Federal de Mato Grosso do Sul abriu inquérito para investigar as circunstâncias da morte de duas onças e outros 18 animais no Pantanal, em uma fazenda localizada na região conhecida como Passo do Lontra, em Corumbá, a 425 quilômetros de Campo Grande. A suspeita é de envenenamento e amostras foram coletadas para perícia.

 Na última quarta-feira (16), a polícia foi informada a respeito das mortes e no dia seguinte, na quinta-feira (17), foi ao local juntamente com servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a fim de realizar os levantamentos iniciais. 

Além das duas onças, também foram encontradas as carcaças de um boi, um cachorro do mato, dois carcarás e 14 urubus, todos em avançado estado de decomposição.  Os policiais realizaram diligências preliminares na propriedade, bem como foi feita perícia no local e coletadas amostras para análise.

De acordo com o Instituto SOS Pantanal, as carcaças foram encontradas pela equipe do Reprocon (Reproduction 4 Conservation), que monitorava uma das onças através de um colar GPS, para pesquisas. A principal suspeita é de envenenamento.

"Em retaliação ao ataque de onças ao gado, não é difícil a prática do envenenamento da carcaça para que quando o animal volte para se alimentar, ele morra envenenado. Essa prática, além de um crime cruel, acaba matando outros diversos animais que também se alimentam da carcaça. O colar GPS que uma das onças usava foi essencial para descobrirem esse crime, reforçando ainda mais a importância do monitoramento e de pesquisas científicas para desencorajar e descobrir esse tipo de absurdo", disse o SOS Pantanal em nota divulgada nas redes sociais.

Jornal Midiamax