A PMA (Polícia Militar Ambiental) de autuou um proprietário de oficina mecânica em R$ 1,6 mil por queima de resíduos sólidos nesta sexta-feira (28). A Polícia autuou o empresário por queima ao ar livre de resíduos sólidos provenientes do descarte irregular de uma oficina mecânica de caminhões.

Moradores próximos ao estabelecimento comercial acionaram a PMA relatando que no local havia muita fumaça, com fortes odores de óleo, proveniente de um incêndio em resíduos, perturbando a todos os moradores vizinhos.

De acordo com a polícia, uma equipe foi ao local e constatou que a fumaça era decorrente da queima de borrachas, embalagens plásticas, filtro de óleos e outros descartes da empresa. Os materiais eram acondicionados em vários tambores para assim serem queimados. Apesar dos esforços e das orientações, inclusive pela mídia, em relação à proibição dos incêndios, algumas pessoas insistem com esse costume.

Ainda de acordo com a PMA, no caso de resíduos de oficina, a fumaça produzida por essa queima irregular pode conter diversos elementos tóxicos ao corpo humano, potencializando os danos causados à saúde, principalmente devido a humidade do ar baixa neste período mais seco. O infrator (39), residente em Costa Rica, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1,6 mil e também notificado a regularizar o sistema de controle de efluentes, bem como quanto ao descarte legal dos resíduos produzidos.