Pular para o conteúdo
Polícia

Conheça como funciona a URSA do Corpo de Bombeiros; nova viatura que completa 1 mês nas ruas

Unidade é a primeira a contar com médicos na corporação
Arquivo -

Prestes a completar um mês de operação em – na próxima quarta-feira (5) – a URSA (Unidade de Resgate e Suporte Avançado) do é considerada uma conquista para a corporação no meio da pandemia de Covid-19. A viatura, semelhante a qualquer ambulância para quem vê de fora, tem suporte de um verdadeiro em seu interior. O Jornal Midiamax teve acesso às estruturas da unidade, e mostra parte da rotina dos profissionais que atuam no funcionamento dela.

Antes da chegada, o Corpo de Bombeiros contava apenas com profissionais socorristas, e não médicos. Segundo o tenente coronel Gabriel Lauar, médico responsável por uma das equipes da URSA, a ambulância é equipada para atender ocorrências mais graves, e que precisem de atendimento de profissionais de saúde. “A ambulância é equiparada a uma sala vermelha de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Atendemos inclusive paciente com Covid-19, que precisem de respirador durante o transporte”.

Foi o que aconteceu na madrugada da última sexta-feira (30), durante o plantão do tenente. Segundo ele, a paciente apresentava dificuldade respiratória e não conseguiria chegar com vida à unidade de saúde se não recebesse oxigenação imediatamente. “Ela estava com saturação muito baixa e em estado grave já”, relembra.

Antes da URSA, os resgates de casos mais graves eram feitos somente pelo (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), com as USAs (Unidade de Suporte Avançado). “A equipe é a mesma, inclusive muitos médicos da URSA trabalham também no SAMU. A diferença é que não precisamos mais entrar em contato com a central para pedir apoio de uma ambulância, caso a URSA esteja disponível”, afirma.

Ao todo, segundo o tenente, são quatro USAs em Campo Grande, e as corporações continuam trabalhando em conjunto. Os quartéis são distribuídos pela cidade e os chamados atendidos de acordo com a unidade mais próxima da vítima. Além destas, são mais quatro URs (Unidades de Resgate), que também fazem o atendimento e transporte dos pacientes. “Na URSA atendemos principalmente infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e, agora com o coronavírus, síndrome respiratória aguda grave”, afima Lauar.

No interior da viatura, os medicamentos e equipamentos são separados por mochila, de acordo com a necessidade de atendimento da vítima. “Toda vez que atendemos pacientes suspeitos de Covid-19, fazemos a ascepsia da ambulância, com um produto que age de 15 a 20 minutos, além de equipar os profissionais com EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais).

Confira o vídeo:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
audiencia plano nacional educação

Assembleia de MS enviará relatório sobre Plano Nacional de Educação ao Congresso Nacional

Professores se reúnem com vereadores nesta quinta-feira na Capital

Promotoria instaura inquérito para investigar irregularidades no planejamento urbano

Ex-chanceler acusa Petro de ser usuário de cocaína e provoca crise na Colômbia

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

Propina de R$ 67 milhões: Ação penal contra Reinaldo aguarda decisão de juiz sobre denúncia

Onça teria voltado ao local de ataque e mexido onde estava corpo do caseiro: ‘Atrás da caça’

Vitória foi vítima de feminicídio

Às vésperas de júri popular, pais de Vitória pedem justiça pela morte da filha em MS

Últimas Notícias

Política

Vereadores votam área de canoagem na Lagoa Itatiaia e outros 2 projetos

Ordem do Dia na Câmara de Vereadores de Campo Grande tem três projetos para serem votados em segunda discussão

Polícia

Onça que matou caseiro no Pantanal deve ser capturada e transferida para Campo Grande, diz PMA

Ainda não há confirmação se a onça deve retornar ao Pantanal, já que o animal deve ser encaminhado para estudos

Brasil

Operação da PF contra fraudes no INSS cumpriu mandado em sindicato de irmão de Lula

Sindnapi foi alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal

Economia

Justiça mantém aquisição bilionária do Banco Master pelo BRB

Decisão judicial nega pedido de suspensão da transação que consolidará Daniel Vorcaro como um dos principais nomes do mercado financeiro brasileiro