Na tarde desta quinta-feira (29), foi expedido o mandado da intimação de , para participar de audiência no processo em que é réu, sobre a investigação da morte de Ilson Martins Figueiredo, ocorrida em julho de 2018. Após a prisão no dia 19 de abril, esta pode ser a primeira audiência em que o réu deve participar.

Conforme o mandado, expedido pelo juiz Aluizio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, a audiência deve ocorrer em 20 de maio, às 13h30, e será feita por videoconferência. O réu também foi intimado para outra audiência, no dia 27 de maio, sobre o mesmo caso. No momento, ainda são ouvidas testemunhas.

Execução na Guaicurus

Segundo a denúncia oferecida pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em setembro deste ano, a execução aconteceu em 11 de junho de 2018, por volta das 6h30 na Avenida Guaicurus. A princípio, Melciades Aldana, e Juanil Miranda teriam agido a mando dos outros denunciados, matando Ilson a tiros de fuzil calibres 762 e 556.

Durante as investigações, foi apurado que o crime teria ocorrido a mando de Fahd, Flavinho, e Filho. Ainda foi apontado que Melciades seria homem de confiança, responsável por levantar informações das vítimas do grupo e trajeto que realizavam, para que fosse possível a emboscada.

Como motivação, o MPMS apontou que teria ligação com o desaparecimento – posteriormente dado como morte – de Daniel Alvarez Georges, filho de Fahd. Ele desapareceu em maio de 2011 e após anos de investigação foram apontados como responsáveis Claudio Rodrigues de Souza, o ‘Meia Água', Alberto Aparecido Roberto Nogueira, o ‘Betão' e Ilson Martins.

Meia Água foi assassinado em setembro de 2015, com vários tiros em Jandira (SP). Já Betão foi encontrado morto em Bela Vista em 21 de abril de 2016. Por isso, a investigação apontou para crime de vingança na morte de Ilson. No dia do crime, o grupo utilizou uma Toro vermelha e uma SW4 branca.

Eles seguiram Ilson, que foi fechado e bateu em um muro. Em seguida, foi atingido pelos tiros de fuzil ainda dentro do Kia Sportage. O grupo fugiu e os veículos foram encontrados abandonados momentos depois.