A Polícia Nacional do Paraguai prendeu o suboficial inspetor Cipriano Javier Silva Portillo, de 37 anos, acusado de participação em assassinatos de policiais paraguaios. A ocorreu nesta segunda-feira (25), dois dias depois do traficante Hugo César Lazerte Arguello, o “Tuka’i”, também ser preso. Informações são de que Cipriano atuava a mando de Hugo Cézar.

O suboficial foi preso no mesmo momento em que eram realizadas buscas na casa e estabelecimento comercial da mãe de “Tuka’i”, onde foram apreendidos carregadores de pistolas e munição 9 milímetros. A prisão aconteceu no andamento de várias ações da Polícia Nacional e Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) para esclarecer assassinatos ocorridos na fronteira e casos de corrupção policial.

As informações apuradas pela polícia paraguaia são de que Cipriano atuava a mando do Hugo César. Ele era encarregado de indicar e até levar pistoleiros ou mandante do crime, ao local onde o colega alvo dos criminosos poderia ser surpreendido e morto.

Cipriano é apontado como envolvido na execução do também suboficial Fredy César Díaz, morto na manhã do último dia 13 no bairro Aurora, em , que faz fronteira com o município sul-mato-grossense de Ponta Porã. Outro policial assassinado com a ajuda do colega, seria Antônio Alvarenga.

Hugo César Lazerte Arguello, o “Tuka’i”, foi preso na noite do último sábado (23), na região do Chiriguelo na rodovia PY 05 em Pedro Juan Caballero. O traficante é acusado de ser o mandante do crime contra o policial Fredy Cesar Díaz.