A PMA ( Ambiental) apreendeu redes, pescado e boias de infratores que praticavam pesca predatória no Rio Dourados. Policiais ambientais que trabalham na operação , realizavam fiscalização no rio Dourados na região de um condomínio rural de ranchos de lazer, no município de , a cerca de 30 km da cidade.

No local, os policiais encontraram em uma rampa de embarque e desembarque de embarcações do condomínio, duas boias (câmeras de ar de caminhão), duas redes de pesca e um saco plástico contendo 12 peixes da espécie curimbatá, pesando 20 kg. Todo o material estava sendo utilizado em pesca predatória.

Os infratores que praticavam a empreenderam fuga antes de serem avistados pelos Policiais e abandonaram os petrechos e o pescado capturado ilegalmente. A PMA tentará identificar os pescadores. Se forem localizados responderão por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção e ainda serão autuados administrativamente e multados em um valor que vai de R$ 700 a R$ 100 milo.

Trabalhos preventivos dessa natureza são fundamentais, especialmente neste período reprodutivo, pois a retirada desses petrechos evita a depredação dos cardumes. A grande vantagem da fiscalização preventiva é, em princípio, de dissuadir às pessoas da prática de pesca ilegal, ou prender os que insistem em desrespeitar a lei, antes de capturarem grandes quantidades de pescado. No caso em questão, os elementos poderiam depredar cardumes, utilizando-se das redes, que são petrechos com grande capacidade de captura de pescado e, por essa razão, são proibidos no Estado. No entanto, devido a fiscalização fugiram tendo capturado pouco peixe.