Durante no lago da Sérgio Motta no rio Paraná, Policiais Militares Ambientais do Grupamento de abordaram quatro embarcações com 11 pescadores profissionais e 10 embarcações com 22 pescadores amadores que pescavam dentro das normas.

Porém, durante os trabalhos, iniciado desde a madrugada, até início da noite de ontem (20), duas redes de pesca armadas, medindo ao todo 150 metros, foram apreendidas. Os infratores não foram identificados.

Uma das preocupações da Ambiental relativamente à pesca predatória é o uso desses tipos de petrechos proibidos com grande poder de depredação de cardumes como as redes de pesca, especialmente nas proximidades das comportas da usina, onde a pesca é proibida em até 1.500 metros de distância, tendo em vista que o local é área de concentração de cardumes.

A manutenção da fiscalização e retirada destes petrechos precisam ser constantes, tendo em vista, a grande capacidade de captura e ocasionamento de mortes dos peixes, pois, os elementos armam o material pela madrugada e ficam somente conferindo, quando não observam presença da fiscalização, o que torna a prisão dos elementos que armam os petrechos ilegais muito difícil, devido ao pouco tempo que ficam nos rios.