A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), do Paraguai, prendeu nesta quinta-feira (25) em Assunção, o mexicano Ronier Sanches Alonso, de 44 anos, piloto do tráfico internacional de drogas investigado por fazer o transporte de cocaína da América do Sul até os e ilhas no Caribe.

Ele era um dos criminosos estrangeiros mais procurados pelas autoridades norte-americanas, especialmente por ligação com cartéis na e México. O piloto foi localizado na região do bairro Murucuyá, graças a uma troca de informações entre Senad, Ministério Público e o DEA (Drug Enforcement Administration), órgão dos EUA responsável pelo combate a narcotraficantes.

Ele estava foragido desde 2016, quando correu para o Brasil após pouso forçado na . Na ocasião, estava em um jatinho particular com duas toneladas de cocaína. Ele teria chegado ao Paraguai no último dia 22 de março, desembarcando no Aeroporto Internacional Silvio Petirossi, em Assunção. O objetivo dele seria comprar uma aeronave no país vizinho, provavelmente para uso em ações do crime organizado.