Um novo confronto foi registrado na manhã desta quinta-feira (16), na cidade de Sargento José Félix López, no departamento de Concepción, que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul. Há informações de que uma pessoa foi morta e outra ficou ferida.

Os policiais militares paraguaios teriam encontrado um grupo armado ligado à ACA (Associação Campesina Armada) em uma fazenda de gado. Houve troca de tiros e uma pessoa identificada como Elizandro Balbuena Mariz foi atingida e acabou morrendo no local.

O comissário Luis Arias, comandante da Polícia Nacional informou que uma equipe cumpria mandado de busca e apreensão em uma propriedade na região. Segundo ele, um dos policiais envolvidos na operação ficou ferido e três pessoas foram presas. No local, foram aprendidas armas e equipamentos utilizados pelos guerrilheiros.

Ainda de acordo com o comandante da Polícia Nacional, a operação está relacionada ao caso do brasileiro Jorge Rios, um jovem que foi sequestrado em 28 de junho em Puentesiño e posteriormente encontrado morto em Mato Grosso do Sul.

Esse é o segundo confronto registrada na região. No dia 19 de novembro, durante uma ação da FTC (Força-Tarefa Conjunta), quatro pessoas foram mortas. Todas foram identificadas como integrantes da ACA.