Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (8) pela Polícia Civil através da (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) a Operação Resguardo contra a violência contra a mulher. 26 Estados são alvo da operação.

A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas e acontece nos 26 Estados e no Distrito Federal. Serão feitas verificações sobre o cumprimento de medidas protetivas e checagem de denúncias de violência contra a mulher, cumprimentos de mandados de prisão e mandado de busca e apreensão domiciliar

Não há informações sobre o número de mandados que serão cumpridos em e nos outros municípios do Estado.

Violência contra a mulher

Desde o começo do ano até agora já foram registrados 243 boletins de ocorrência de . Em todo o Estado foram cerca de 929 casos de violência doméstica registrados.

Denuncie!

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, para que as mulheres vítimas de violência não fiquem sozinhas, mesmo em tempos de .

Funcionam na Casa da Mulher Brasileira uma Delegacia Especializada; a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.

Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 -, é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os finais de semana e feriados, já que a violência contra a mulher no Brasil é um problema sério no país.