Pular para o conteúdo
Polícia

MS registra queda em ‘assaltos a pedestres’ e polícia identifica ‘padrão’ nos crimes

Durante os dois primeiros meses de 2021, a quantidade de roubos em vias urbanas da Capital caiu em torno de 30% em relação aos meses de janeiro e fevereiro do ano passado. O dado é quase o mesmo da variação do registrado no comparativo 2019 e 2020. Conforme dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e […]
Arquivo -

Durante os dois primeiros meses de 2021, a quantidade de roubos em vias urbanas da Capital caiu em torno de 30% em relação aos meses de janeiro e fevereiro do ano passado. O dado é quase o mesmo da variação do registrado no comparativo 2019 e 2020.

Conforme dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e de Mato Grosso do Sul), a queda no primeiro bimestre de 2021 foi de 30,57%. Já nos dois anos anteriores, de janeiro a dezembro, a queda foi de 31,98%. Em 2019 foram registrados 4.788 roubos, e 3.257 em 2020. Já no mês de janeiro de 2021, foram 628, e outros 436 até o dia 22 de fevereiro.

Conforme o delegado da (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos) Fábio Brandalise, os roubos em via urbana, de celulares, nas primeiras horas da manhã e tendo como vítimas mulheres entre 45 e 55 anos são quase um “padrão” nas estatísticas. “Recentemente prendemos um autor de roubos que praticou cinco roubos com essas mesmas características, na mesma região”, relembra.

O autor, de 31 anos, foi preso em flagrante no último dia 12, após ser identificado com a ajuda de câmeras de segurança, que flagraram o assalto e ajudaram a Polícia a localizá-lo devido à camiseta utilizada por ele. Ainda conforme o delegado, ele fez duas vítimas no último dia 9, e outras duas no dia seguinte, 10 de fevereiro. Os quatro celulares foram recuperados e entregues às vítimas.

MS registra queda em 'assaltos a pedestres' e polícia identifica ‘padrão' nos crimes
Conforme delegado, autores costumar migrar de regiões | Foto: Henrique Arakaki | Arquivo Midiamax

Ainda conforme o delegado, as regiões do Prosa e Anhanduizinho já tiveram um policiamento ostensivo para identificar e prender suspeitos de furtos nos últimos meses. Segundo ele, o aumento do desemprego provocado pela pandemia de Covid-19 é um fator que raramente tem relação com os crimes. “Nessas duas últimas prisões da região do Prosa, por exemplo, ambos tinham residência e emprego fixos”.

Brandalise explica que o oportunismo foi o motivo indicado pelos autores, e costuma ser frequente no depoimento dos presos. “Qualquer um de nós ser vítimas. O ladrão está na rua, a diferença é quem vai ser a vítima”, relata. Segundo ele, a força-tarefa para contenção de roubos e furtos passará por todas as regiões da Capital, mas o cronograma não será divulgado para a segurança das investigações.

Na região urbana do Anhanduizinho, após a prisão de três autores de roubos e furtos no período de dez dias, o mês de fevereiro registrou queda de 50% no quantitativo de vítimas desses dois tipos de crimes. “Não podemos dizer que existe uma área fixa que seja a mais violenta da cidade, porque os bandidos mudam de região e prisões como essa interferem na porcentagem”, explica o delegado.

Já na região do Prosa, durante o período de 30 de janeiro a 11 de fevereiro, foram presos outros três acusados de roubos, um receptador de bens com origem ilícita, e um veículo apreendido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano