Até o fim da manhã desta quarta-feira (17), foram contabilizadas 7 no Presídio Nacional de Tacumbú, que fica em Assunção, capital do . Os presos foram assassinados durante um motim que ocorreu na terça-feira (16), supostamente após a transferência de um integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Conforme a ministra da Justiça Cecilia Pérez, foram 7 assassinados até o momento, mas o número de mortes ainda pode subir. Ela ainda lembrou que o fato ocorreu por conta da transferência de prisioneiros daquela unidade e não por conflito entre o clã Rotela e o PCC.

Segundo o ABC Color, a ministra relatou que foi encontrado mais um morto nesta manhã, mas não pode excluir a existência de outros corpos no local, já que ainda são feitos procedimentos no presídio. Todos os pavilhões passam por verificação.

A lista divulgada aponta que os presos mortos e até o momento encontrados são Carlos Raúl Casco Rojas, de 25 anos, Fernando Ortiz Echeverría, 27 anos, Julio César González Cáceres, 40 anos, Julio César Shareamm Barrios, 31 anos, Roberto Ríos, 54 anos e Alcides Ramón González, de 26 anos.

Sobre o motim, a ministra afirmou que ocorreu por conta da transferência de presos, além de Orlando Efrén Benítez, apontado como integrante do PCC e um criminoso de alta periculosidade. Ele seria retirado da por conta de uma tentativa de fuga, que acabou sendo descoberta e frustrada.

A princípio, a fuga ocorreria por meio de um túnel subterrâneo. O presídio já abrigou , que na época ocupava uma cela de luxo na unidade.