Pular para o conteúdo
Polícia

Leilão de carros do tráfico pode ser alternativa a MS para compensar fim de convênio

O imbróglio sobre a renovação do convênio de combate ao tráfico entre o Governo Federal e o Governo de Mato Grosso do Sul, finalizado em 2019,persiste. O acordo previa uma compensação financeira pelo trabalho de enfrentamento às drogas realizado pelas forças de segurança estaduais, tendo em vista que muitas ocorrências seriam atribuições da Polícia Federal, […]
Arquivo -

O imbróglio sobre a renovação do convênio de combate ao tráfico entre o Governo Federal e o Governo de , finalizado em 2019,persiste. O acordo previa uma compensação financeira pelo trabalho de enfrentamento às drogas realizado pelas forças de segurança estaduais, tendo em vista que muitas ocorrências seriam atribuições da Polícia Federal, que não dispõe de efetivo para atendê-las.

Na tarde desta quarta-feira (03), Luiz Roberto Begiora, titular da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), visitou a sede da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), no bairro Tiradentes, em , para averiguar o acúmulo de veículos apreendidos com traficantes e que lotam o pátio. Ele planeja acelerar o leilão dos bens a fim de garantir repasse de 40% do total arrecadado à segurança de MS. A medida visa amenizar os prejuízos desde o fim do convênio.

O delegado Gustavo Ferraris, da Denar, lembrou que o convênio garantia mais recursos para unidades que atuam diretamente no combate ao tráfico, ou que recebem muitas ocorrências do tipo, como além da própria Denar, a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), a delegacia de Água Clara, de Ponta Porã, de Amambai e . O dinheiro era usado para a manutenção geral dos serviços.

Quando um traficante é preso, ele ocupa a cela da delegacia, a droga precisa ser periciada, o veículo também necessita ser periciado e armazenado, isso sem mencionar os gastos com transporte e incineração do material. Tudo isso fica sob responsabilidade do Estado. Neste sentido, o convênio previa que o Governo Federal recompensaria as forças policiais de Mato Grosso do Sul com o bastante para, ao menos, cobrir os gastos.

Pátios lotados

Cerca de 6 mil carros apreendidos com o em MS lotam delegacias por todo o estado e oferecem risco à saúde, tendo em vista que os veículos amontoados servem como foco de proliferação do mosquito da dengue e outros insetos transmissores de doenças.  Os automóveis devem ir a leilão em breve e 40% do total arrecadado será repassado à (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), para investimento na polícia. Há urgência pois, além de uma questão sanitária, também existe o aspecto da desvalorização dos bens.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fios venda

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

ufms

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

algamentos

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

VÍDEO: Câmeras flagram jovem em ‘surto’ invadindo casa e tentando sair

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

Atrações incluem espetáculos de diversos estilos, mostra coreográfica e um laboratório de improvisação

Brasil

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Polícia suspeita que crime tenha sido cometido por ciúmes, já que a suposta autora é ex do atual namorado de uma das vítimas

Cotidiano

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Problemas foram registrados no Los Angeles e no Jardim Ouro Preto

Le Blog Maria Antonia

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Depois de mais de uma década de uma relação discreta, Mick Jagger e Melanie Hamrick finalmente colocaram fim aos rumores: estão noivos. A revelação foi feita pela própria ex-bailarina de 37 anos em entrevista à revista Paris Match, onde contou, com naturalidade, que o compromisso já existe há “dois ou três anos” — mas, por … Continued