A Polícia de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, investiga um fato que causou estranheza entre as autoridades paraguaias e também brasileiras. Na tarde desta quinta-feira (5), um automóvel Hyundai Creta e três motocicletas foram abandonadas em vias públicas da cidade paraguaia.

A notícia acabou se espalhando nas redes sociais, onde internautas atribuíram o fato inusitado às recentes ameaças do grupo denominado “Justiceiros da Fronteira”, que tem praticado vingança com as próprias mãos contra assaltantes envolvidos em roubos aos comerciantes de Pedro Juan Caballero.

“Ontem à tarde, delinquentes devolveram um carro roubado à mão armada e, hoje, foram encontradas três motos em vias públicas de #PJC. Será efeito dos justiceiros da fronteira?”, publicou o site Amambay Ahora.

Somente na semana passada, seis execuções, todas com requintes de tortura e com bilhetes deixados ao lado dos corpos das vítimas, foram atribuídas ao grupo que já aterroriza a fronteira. A mais recente envolve um rapaz que foi sequestrado e teve o corpo esquartejado deixado em Ponta Porã, do lado brasileiro.

“Isso pode até não ser verdade e já estar fazendo parte das inúmeras lendas que surgem muito rapidamente na fronteira. Mas uma coisa é certa, tem bandido meia boca e que não está ligado à nenhuma facção, que já está de antena ligada e já está repensando se vai praticar roubo contra nós comerciantes”, disse um lojista de Pedro Juan Cabalero ao Midiamax, que preferiu manter o anonimato.