Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça nega salvo conduto a suspeitos de cultivar ‘cogumelo mágico’ e oferecer para crianças em Campo Grande

Investigados pediram que não fossem presos ou tivessem amostras de cogumelo mágico apreendidas ou destruídas; substância é alucinógena
Arquivo -
'Cogumelo Mágico' é considerado tóxico por possuir alucinógeno similar ao LSD
'Cogumelo Mágico' é considerado tóxico por possuir alucinógeno similar ao LSD

Decisão da 3ª Vara Federal de negou habeas corpus a um homem e uma mulher que, alegando “ameaça de coação”, queriam que as polícias Federal, Civil e Militar em não os prendessem em flagrante ou aplicassem outra medida penal por eles cultivarem o fungo Psilocybe cubensis, conhecido como “Cogumelo Mágico”.

A solicitação incluía ainda a proibição de apreensão ou destruição dos fungos em questão, bem como a expedição de salvo-conduto para o cultivo do organismo. A denúncia que resultou na abertura de inquéritos criminais no caso apura, ainda, acusação de que os investigados teriam oferecido fungos psicotrópicos para seus filhos melhores.

O “Cogumelo Mágico”, conforme diferentes sites que tratam do cultivo de fungos, é fonte da psilocibina, um alucinógeno com semelhanças ao LSD e que opera em áreas do cérebro responsáveis pelo humor, cognição e percepção; bem como pela excitação e respostas a estresse e pânico –a substância distorce a percepção de objetos e estímulos.

O funcionamento da substância é tido como rápido: em até 30 minutos após a ingestão e seus efeitos podem durar até 6 horas no organismo (havendo casos em que as mudanças sensoriais duram dias). Consumida por via oral, como chá ou pó em cápsulas, a psilocibina foi alvo de pesquisas médicas sobre seu uso para aplacar dores, controlar ansiedade de pacientes terminais e depressão.

‘Cogumelo Mágico’ foi despachado pelos Correios

Conforme decisão publicada no Diário de Justiça Eletrônico nesta sexta-feira (1º), os autores da ação reagiram à abertura de inquérito pela PF, decorrente da apreensão de amostras do fungo postadas pelos Correios para por um dos denunciados. O inquérito foi enviado à Justiça Estadual após ser convertido em denúncia pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Um segundo procedimento foi instaurado na (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) decorrente da denúncia “de fornecimento de fungos psicotrópicos aos filhos menores dos pacientes”, destaca a decisão. Foram apreendidos amostras de fungos e comprovantes de postagem.

Ao analisar o pedido, o juiz federal destacou que a ameaça de coação é decorrente de procedimentos criminais em andamento, sob competência de outras autoridades judiciais. Por isso, mesmo que a Justiça Federal reconhecesse sua competência para dar os salvos condutos, eles não alcançariam processos de investigação e denúncias em andamento em outras esferas.

Ele destacou, ainda, que as autoridades já colheram as provas para seus procedimentos, “e qualquer medida cautelar pessoal ou investigativa mais invasiva haveria de ser determinada pela autoridade judiciária competente para processar e julgar o respectivo feito”.

Como o envio dos fungos envolveu endereços dentro do Brasil, não houve indício de transnacionalidade em caso de tráfico –o que é de competência da Justiça Federal. Desta forma, o pedido de foi rejeitado.

O juiz solicitou que a PF informe o número do inquérito sobre o caso e a Vara Criminal na qual corre; enquanto a Denar deve informar se foi aberto inquérito policial sobre o caso e, em caso positivo, se está sob segredo de Justiça. O despacho foi emitido em 29 de setembro pela 3ª Vara Federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio