Jaburu cabeça-seca é capturado em residência e solto na natureza

Ave silvestre da espécie Mycteria americana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Divulgação PMA
Divulgação PMA

A PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou e realizou a soltura de um jaburu cabeça-seca encontrado dentro de residência depois de temporal em Naviraí, cidade a 364 quilômetros de Campo Grande.

A ave silvestre da espécie Mycteria americana, conhecida no Pantanal como cabeça-seca, também em outros lugares como jaburu-moleque, passarão, cabeça-de-pedra, trepa-moleque, foi capturada pela PMA. Os policiais foram acionados por uma moradora de uma fazenda, localizada no município de Itaquiraí, que solicitava a captura por achar que a ave estava ferida, pois ela estava dentro de uma lavandeira na residência, onde havia se abrigado pela madrugada, durante fortes chuvas e tempestade.

A equipe da PMA foi ao local e efetuou a captura da ave, com uso de um puçá e a colocou em uma caixa de contenção. Os policiais levaram o animal a um médico veterinário que verificou tratar-se de uma ave jovem, mas já independente e com capacidade de viver sozinha na natureza e que estava bem de saúde e não tinha ferimentos. Dessa forma, o animal foi solto em seu tipo de habitat, uma lagoa natural em uma fazenda, onde rapidamente iniciou a alimentar-se.

Conteúdos relacionados