Pular para o conteúdo
Polícia

Indigente ou ignorado: como são sepultadas as vítimas sem recursos ou não identificadas em MS

Idoso que não teve familiares encontrados pode ser enterrado como indigente
Arquivo -

No fim de semana, o Jornal Midiamax noticiou a situação de Valeriano Lopes Sanches, de 72 anos, que faleceu em Campo Grande de causas naturais e foi identificado, porém nenhum familiar foi localizado. Com isso, ele pode ser enterrado como indigente, mas a família pode reivindicar os restos mortais caso faça a identificação após o sepultamento.

Há uma diferença entre a pessoa que é enterrada como indigente e a sepultada como ignorada. Conforme a (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o indigente é aquele sem o recurso financeiro, enquanto o ignorado é a pessoa sem identidade ou identificação.

Como acontece o sepultamento?

Ainda de acordo com a secretaria, a pessoa enterrada como indigente terá as custas de enterro pagas pelo município e é enterrada no cemitério municipal. Já as pessoas sem identificação têm as impressões digitais coletadas pelo ID (Instituto de Identificação), bem como o material genético pelo IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses).

Essas informações da vítima são armazenadas no banco de dados, para cruzamento e posterior identificação da pessoa, seja por meio de familiares ou pelo banco de dados de outros estados. A pessoa é sepultada como ignorada, informação que consta no lugar do nome.

Serviço de identificação

A (Secretaria Municipal de Saúde) é responsável pelo SVO (Setor de Verificação de Óbito). Conforme a secretaria, quando a vítima dá entrada no setor, sem encaminhamento, é demandado serviço de assistência social, para que seja feita uma busca ativa na tentativa de identificar algum familiar.

Caso não seja encontrado nenhum parente, é feito o sepultamento social. Mesmo assim, se o familiar aparecer depois do enterro, ele é orientado a procurar a funerária responsável pelo sepultamento, para obter informações do local onde o corpo foi enterrado e também solicitar a certidão de óbito.

Ainda segundo a Sesau e a Sejusp, não há prazo específico de permanência do corpo de pessoas tratadas como indigente sou ignoradas no SVO, no Imol (Instituo de Medicina e Odontologia Legal).

Relembre o caso

No fim de semana, o Jornal Midiamax recebeu informação de Valeriano, de 72 anos, que faleceu de causas naturais e estava no SVO. Apesar de identificado, nenhum parente foi localizado. Até esta segunda-feira (26), nenhum parente teria sido encontrado, o que pode acarretar no enterro de seu Valeriano como indigente.

O SVO fica localizado aos fundos do Imol, na Rua Senador Filinto Müller, 1530, em frente ao Lago do Amor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grupo desviou milhões em MS com cirurgias falsas pagas pelo SUS desde 2022

INSS já ressarciu mais de 24 mil pessoas em MS devido a descontos indevidos

Mulher sobrevive a acidente que matou marido e mãe no Pará e pede ajuda para retornar a Campo Grande

Umidade do ar chega a 15% em Campo Grande e riscos de incêndios aumentam

Notícias mais lidas agora

beto pereira denúncias matéria

Beto Pereira perde ação contra Midiamax por notícias que o apontam como chefe de corrupção no Detran

luan santana 18 anos de carreira

Você lembra? Luan Santana resgata vídeos marcantes de quando vivia em Campo Grande

Ação trancada por ‘morosidade’ em MS levou MPSP a investigar golpe bilionário da Ultrafarma

Comissão do Senado aprova exploração econômica em terras indígenas

Últimas Notícias

Política

Decisão sobre apoio à reeleição de Riedel pode definir racha no PSB de MS

Possível ida do governador tucano ao PP tem causado discordância do PSB regional com o nacional

Cotidiano

Governo Federal vai propor abertura de novos cargos em universidades e institutos

Anúncio foi feito pelo Ministro de Educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira (13)

Brasil

Fachin e Moraes são eleitos presidente e vice do STF

Novo comando deve assumir o cargo no final de setembro

Transparência

R$ 30 bi em crédito e adiamento fiscal: confira Plano Brasil Soberano contra tarifas dos EUA

Lula lançou programa e reforçou busca por alternativas comerciais enquanto tenta aproximação com EUA