Pular para o conteúdo
Polícia

Idoso morre em Campo Grande ao se engasgar comendo pão

Um idoso, de 72 anos, morreu ao se engasgar com um pedaço de pão enquanto tomava café da manhã nesta terça-feira (9), em Campo Grande. Há 16 anos ele estava acamado e fazia fisioterapia para melhorar a deglutição, pois tinha dificuldades em se alimentar. Conforme informações do boletim de ocorrência, a esposa do idoso contou […]
Arquivo -

Um idoso, de 72 anos, morreu ao se engasgar com um pedaço de pão enquanto tomava café da manhã nesta terça-feira (9), em . Há 16 anos ele estava acamado e fazia fisioterapia para melhorar a deglutição, pois tinha dificuldades em se alimentar.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a esposa do idoso contou que ele possuía sequelas neurológicas devido a ter sofrido um . Segundo ela, o marido costumava se engasgar nas refeições.

Foi o que aconteceu nesta manhã, quando ele fazia a primeira refeição do dia, por volta das 9h.  A esposa chegou a pedir ajuda para os vizinhos e acionou o (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os médicos fizeram manobras para desengasgá-lo, mas sem sucesso.

Cuidados com alimentação de crianças idosos

O Jornal Midiamax conversou com o nutricionista Luís Felipe Lorenzon, que explicou que a idade avançada faz com que os idosos tenham maior dificuldade em salivar, ato importante para a deglutição. “Com o passar dos anos, os músculos responsáveis pela mastigação vão se enfraquecendo, somado a redução de saliva, perde de dentes ou uso de prótese dentária mal fixada, o idoso tem chances de acabar broncoaspirando, comumente chamado de engasgo”, explica.

Confira as dicas dadas pelo nutricionista para evitar que idosos engasguem – em especial, aqueles acamados:

  1. VOZ: Primeiro de tudo, é importante prestar atenção na voz! Se a voz estiver soprosa, fraca, ou como se houvesse alguma secreção presa na garganta (aquele barulho como se estivesse gargarejando), deve-se procurar ajuda profissional, para que o médico e o fonoaudiólogo possam avaliar se o idoso tem algum grau de disfagia.
  2. POSIÇÃO: As refeições devem ser feitas com o indivíduo bem sentado, com as costas apoiadas e firmes, de preferência a mesa. Se for na cama, coloque travesseiros ou apoio nas costas para ele fique sentado. Não é apenas a cabeça que deve ficar levantada, mas sim, o tronco inteiro.
  3. ACOMPANHE: É preciso sempre acompanhar as refeições junto com o idoso, ver se ele tem capacidade de levar a comida até a boca sozinho. Observe se o alimento permanece dentro da boca ou se o lábio está fraco e deixa a comida sair. Também veja se a comida fica muito tempo na boca, se ele está engolindo realmente. E mais importante! Não ofereça mais comida enquanto ele estiver mastigando, deixe ele engolir completamente. Algumas vezes você pode pedir para ver a língua, para confirmar que tenha engolido mesmo.
  4. TOSSE: Atenção a tosse! Se o idoso tosse sempre após se alimentar ou tomar algo, pode existir a possibilidade de que ele esteja aspirando um pouco do alimento. Isso com o passar do tempo, pode gerar uma broncoaspirativa.
  5. LÍQUIDOS E SÓLIDOS JUNTOS: Evite refeições que sejam líquidas e sólidas ao mesmo tempo, como sopas e guisados com pedaços. Dê preferência por um tipo de consistência por vez. Você pode bater a sopa para facilitar a deglutição. Também evite alimentos muito secos, como farofa e cuscuz, já que os idosos tem menor produção salivar e compromete a deglutição.
  6. RETIRE: Devem ser retirados ossos, cascas e caroços dos alimentos (ex: azeitonas) ofertados aos idosos.
  7. PERIGOSOS: Os líquidos são sempre mais perigosos! Água, sucos, chás e etc, pela sua consistência líquida são mais fáceis de serem passarem pela laringe e serem broncoaspirados.
  8. NÃO ESPERE. Se o idoso não estiver conseguindo comer normalmente pela boca, a família não deve esperar, tem que procurar ajuda a fim de evitar que ele entre em desnutrição ou haja uma piora do quadro, se ele já for acamado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática