Um idoso, de 72 anos, morreu ao se engasgar com um pedaço de pão enquanto tomava café da manhã nesta terça-feira (9), em . Há 16 anos ele estava acamado e fazia fisioterapia para melhorar a deglutição, pois tinha dificuldades em se alimentar.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a esposa do idoso contou que ele possuía sequelas neurológicas devido a ter sofrido um . Segundo ela, o marido costumava se engasgar nas refeições.

Foi o que aconteceu nesta manhã, quando ele fazia a primeira refeição do dia, por volta das 9h.  A esposa chegou a pedir ajuda para os vizinhos e acionou o (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os médicos fizeram manobras para desengasgá-lo, mas sem sucesso.

Cuidados com alimentação de crianças idosos

O Jornal Midiamax conversou com o nutricionista Luís Felipe Lorenzon, que explicou que a idade avançada faz com que os idosos tenham maior dificuldade em salivar, ato importante para a deglutição. “Com o passar dos anos, os músculos responsáveis pela mastigação vão se enfraquecendo, somado a redução de saliva, perde de dentes ou uso de prótese dentária mal fixada, o idoso tem chances de acabar broncoaspirando, comumente chamado de engasgo”, explica.

Confira as dicas dadas pelo nutricionista para evitar que idosos engasguem – em especial, aqueles acamados:

  1. VOZ: Primeiro de tudo, é importante prestar atenção na voz! Se a voz estiver soprosa, fraca, ou como se houvesse alguma secreção presa na garganta (aquele barulho como se estivesse gargarejando), deve-se procurar ajuda profissional, para que o e o fonoaudiólogo possam avaliar se o idoso tem algum grau de disfagia.
  2. POSIÇÃO: As refeições devem ser feitas com o indivíduo bem sentado, com as costas apoiadas e firmes, de preferência a mesa. Se for na cama, coloque travesseiros ou apoio nas costas para ele fique sentado. Não é apenas a cabeça que deve ficar levantada, mas sim, o tronco inteiro.
  3. ACOMPANHE: É preciso sempre acompanhar as refeições junto com o idoso, ver se ele tem capacidade de levar a comida até a boca sozinho. Observe se o alimento permanece dentro da boca ou se o lábio está fraco e deixa a comida sair. Também veja se a comida fica muito tempo na boca, se ele está engolindo realmente. E mais importante! Não ofereça mais comida enquanto ele estiver mastigando, deixe ele engolir completamente. Algumas vezes você pode pedir para ver a língua, para confirmar que tenha engolido mesmo.
  4. TOSSE: Atenção a tosse! Se o idoso tosse sempre após se alimentar ou tomar algo, pode existir a possibilidade de que ele esteja aspirando um pouco do alimento. Isso com o passar do tempo, pode gerar uma broncoaspirativa.
  5. LÍQUIDOS E SÓLIDOS JUNTOS: Evite refeições que sejam líquidas e sólidas ao mesmo tempo, como sopas e guisados com pedaços. Dê preferência por um tipo de consistência por vez. Você pode bater a sopa para facilitar a deglutição. Também evite alimentos muito secos, como farofa e cuscuz, já que os idosos tem menor produção salivar e compromete a deglutição.
  6. RETIRE: Devem ser retirados ossos, cascas e caroços dos alimentos (ex: azeitonas) ofertados aos idosos.
  7. PERIGOSOS: Os líquidos são sempre mais perigosos! Água, sucos, chás e etc, pela sua consistência líquida são mais fáceis de serem passarem pela laringe e serem broncoaspirados.
  8. NÃO ESPERE. Se o idoso não estiver conseguindo comer normalmente pela boca, a família não deve esperar, tem que procurar ajuda a fim de evitar que ele entre em desnutrição ou haja uma piora do quadro, se ele já for acamado.