Pular para o conteúdo
Polícia

Homens são presos em Batayporã por caça ilegal de animais silvestres e porte de armas de fogo

Caçadores foram autuados em mais de trinta mil reais e presos em flagrante
Arquivo -
Espécie de tatu em extinção foi apreendida
Espécie de tatu em extinção foi apreendida

A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou em R$ 36,5 mil e prendeu dois homens por caça ilegal de animais silvestres e porte de armas de fogo para caça em Batayporã, nesta segunda-feira (11). Segundo a PMA, policiais que atuavam na operação Padroeira do Brasil, realizando fiscalização fluvial no Rio receberam a denúncia de caça ilegal e captura de aves silvestres em uma fazenda do município.

Flagrante

Os policiais comunicaram outra equipe que estava em solo, que se deslocou ao local da denúncia, uma fazenda a cerca de 30 quilômetros da cidade. Um dos denunciados, um funcionário de 49 anos, estava na varanda da casa onde reside, onde também foram encontradas seis gaiolas contendo seis aves silvestres: dois curiós, um corrupião e três pássaros-preto, sem autorização ambiental.

Após o homem assumir ter carne de animais silvestres em sua residência, os policiais verificaram a presença de três animais silvestres da espécie tatu-galinha (Dasypus Novemcinctus), que está na lista de espécie em extinção e um animal da espécie cutia (Dasyprocta punctata), no freezer.

Além dos animais, o homem tinha em casa uma espingarda calibre 28, uma espingarda caibre 36, um cano de espingarda caibre 22, adaptado para uma espingarda calibre 36 e um rifle calibre 22, assim como 12 munições calibre 22 intactas e dois cartuchos calibre 36 carregados.

O caçador afirmou que uma das armas, as munições e parte das aves pertenciam a outra pessoa que trabalhava na propriedade vizinha. Os policiais se deslocaram ao outro local, onde encontraram o parceiro de caça do primeiro denunciado, um homem de 42 anos.

Penas

Os dois infratores foram autuados e multados administrativamente no valor total de R$ 36.500 pela caça ilegal e por manter as aves silvestres ilegalmente em cativeiro. Eles também receberam voz de prisão e foram encaminhados, com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Batayporã, onde eles foram autuados em flagrante por posse e porte irregular de arma de fogo e pelos crimes ambientais.

O crime de porte ilegal de arma tem pena de dois a quatro anos de reclusão e, o de posse, de um a três anos de detenção.

A pena para o crime ambiental de caça é de seis meses a um ano de detenção, com aumento de meio de prisão, devido ao tatu-galinha estar em extinção e, pela manutenção das aves em cativeiro, a pena é de seis meses a um ano e meio de prisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Ação troca materiais recicláveis por alimentos de hortifrúti em Campo Grande

Dupla com atleta de MS, George/Saymon conquistam bronze no Rei e Rainha da Praia na Holanda

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Prepare-se: Inmet alerta para chuvas, ventos fortes e geada em MS a partir desta segunda

Últimas Notícias

Polícia

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Homem de 34 anos é acusado por violência doméstica praticado contra ex-namorada na saída de academia. Vídeo flagrou ação

Esportes

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Brasileiras calam torcida da casa em atuação inspirada de Ana Cristina

MidiaMAIS

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Cruise foi idicado três vezes ao Oscar por suas atuações em Nascido em 4 de Julho (1990), Jerry Maguire (1997) e Magnólia (2000), e uma vez como produtor de Top Gun: Maverick (2023), porém nunca ganhou uma estatueta

Esportes

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

No grupo A, o Esporte Clube Campo Grande lidera com sete pontos, enquanto o Grêmio Santo Antônio é o primeiro do B com seis pontos