A PMA ( Ambiental) multou em R$ 2 mil o homem que, no sábado passado, mutilou um cão com um facão para fazer com que parasse de latir. Os fatos ocorreram em uma residência na zona rural de , a 330 quilômetros de Campo Grande. Na quarta-feira (20), a Polícia Civil este no local e resgatou o animal.

O homem não foi preso porque já havia passado o tempo necessário para garantir em flagrante. Após tomar conhecimento dos fatos, a PMA, unidade vizinha de , foi ao local e aplicou a administrativa. O autor responde pelo crime de maus-tratos, com pena que varia de dois a cinco anos de reclusão.

Conforme já noticiado, após , investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) foram até uma propriedade rural que fica a cerca de 40 quilômetros da cidade, a fim de averiguar o ocorrido. Lá, se depararam com o cão com cortes profundos, principalmente no focinho.

O animal estava amarrado sob uma árvore com os ferimentos ainda abertos. Identificado, o responsável disse que na noite de sábado se embriagou e agrediu o animal com golpes de facão por conta dos latidos. Segundo testemunhas, os ataques só pararam por intervenção do irmão do agressor.

O homem só não foi preso pois já havia passado o lapso temporal que permitiria a caracterização do flagrante. “Mesmo assim foi qualificado e irá ser indiciado pelo crime qualificado de maus-tratos contra animais, art. 32 da lei 9.605, o qual tem pena de até 5 anos de prisão. O animal, extremamente dócil, foi resgatado pelos investigadores e transportado na viatura policial até a cidade onde foi internado em clínica veterinária”, disse o delegado Felipe Potter.