Pular para o conteúdo
Polícia

Fragilidade institucional e avanço das facções podem criar ‘Narcoestado’ no Paraguai

A fragilidade institucional e o avanço das facções são prato cheio para surgimento de um ‘Narcoestado’ no Paraguai. O pesquisador Juan Martens, especialista em segurança da Insight Crime, organização sem fins lucrativos de jornalismo investigativo do crime organizado na América Latina e Caribe, afirma que é grande o número de políticos do país vizinho financiados […]
Arquivo -

A fragilidade institucional e o avanço das facções são prato cheio para surgimento de um ‘Narcoestado’ no Paraguai. O pesquisador Juan Martens, especialista em segurança da Insight Crime, organização sem fins lucrativos de jornalismo investigativo do crime organizado na América Latina e Caribe, afirma que é grande o número de políticos do país vizinho financiados pelo e contrabando.

Segundo ele, um estudo da Insight Crime mostra mudança no comportamento e maior engajamento político por parte das organizações criminosas, entre elas os grupos brasileiros PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (). É comum, afirma, o registro de candidaturas por parte de pessoas ligadas ao narcotráfico, especialmente em Ciudade del Este e Salto Del Guairá.

Esta segunda cidade fica na linha internacional com , no Mato Grosso do Sul, a 462 quilômetros de . “No Paraguai, cada vez mais o Estado se associa ao narcotráfico, e têm razão aqueles que dizem que estamos caminhando perigosamente para a formação de um Narcoestado”, disse o pesquisador ao jornal ABC Color.

Martens cita, por exemplo, que o Partido Colorado se democratizou graças ao tráfico de drogas, por meio da injeção de altos valores em campanhas eleitorais. “Pode ocorrer uma campanha política milionária sem controle e com dinheiro do tráfico, e isso pode provocar erosões na democracia e demais instituições. Isso é preocupante”, sinaliza. 

Outro ponto destacado pelo pesquisador é que, após décadas conhecido como grande fornecedor de maconha, o Paraguai recentemente passou a ser a principal rota de cocaína. Tal cenário está atribuído diretamente à guerra entre o PCC e o clã Rotela, que disputam o controle do tráfico de armas e drogas na , corrompendo policiais e membros do Poder Judiciário. “Há necessidade urgente de fortalecimento do Estado Paraguaio”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática