Fazendeiro é multado em R$ 55 mil por desmatamento ilegal na zona rural de , cidade a 440 quilômetros de Campo Grande.  A PMA ( Ambiental) informa que utilizou imagem de satélite e flagrou o desmatamento ilegal de vegetação nativa protegida por lei ocorrido em 2019

O desmatamento ilegal em área protegida de reserva legal no município, a 210 km da cidade, foi localizado com uso de GPS, quando Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho realizaram em uma fazenda hoje (26). A supressão ilegal de 11 hectares de vegetação nativa foi descoberta por técnica de sobreposição de imagem de satélites.

Segundo a polícia, durante a vistoria, foi utilizado para caracterização da área desmatada e aparelho de GPS para localização e aferição. O desmatamento ocorreu entre os dias 6/2/2019 a 23/3/2019, conforme comparação das imagens. A madeira proveniente da vegetação desmatada ilegalmente parte já havia sido explorada e não se encontrava mais no local e parte estava em leiras. Em toda a área alterada havia pastagem e criação de gado bovino.

O infrator de 38 anos, residente em Dourados, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 55 mil multa agravada pela área ser protegida por lei. Ele também responderá por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção. O infrator foi notificado a apresentar um PRADA (Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada) junto ao órgão ambiental estadual.