Pular para o conteúdo
Polícia

Ex-diretora confirma que idoso agredido em vídeo é irmão colocado no asilo irregularmente

Ele foi abrigado sem passar pela regulação
Arquivo -
Diretora foi flagrada agredindo o irmão
Diretora foi flagrada agredindo o irmão

Em nota divulgada em grupo de WhatsApp, a agora ex-diretora de lar de acolhimento de idosos de denunciada por maus-tratos confirma que um dos filmados em momento de agressão é irmão dela. Ainda mais, ele teria sido colocado no abrigo sem passar pela regulação necessária.

A acusada afirma que as imagens foram usadas como “vingança por um ex-funcionário magoado com as circunstâncias de sua demissão” e confirma que o idoso que está no quarto, deitado, é irmão dela. Ela ainda poupa de falar sobre a agressão e diz que ele a atinge com um pontapé.

“Tento cuidar em razão de dependências químicas, cuidado esse que me impõe obrigações, enfrentamentos, dificuldades familiares e muitas vezes violência contra mim ou contra quem quer que tente ajudá-lo, o que é lamentável”, diz. Enquanto diretora do asilo, ela acabou abrigando o irmão irregularmente.

“Errei em tentar socorrê-lo sob minha tutela”, diz na nota. Consta no processo, que tramita pela 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, denúncia de que o irmão foi colocado na vaga sem regulação. A princípio, ele não tinha documentos e a suspeita dizia que ele estava ali “a pedido da promotora”.

Ainda na nota, a ex-diretora diz que se afastará do Fórum de Entidades de Assistência Social. Na noite de segunda-feira (29), o Jornal Midiamax já tinha noticiado a renúncia ao cargo de diretoria do asilo, conforme informado pela defesa.

Coação

Conforme a promotora Cristiane Barreto, chegou à acusação informação de que a então diretora usava da autoridade para intimidar os funcionários do abrigo e assediar também parentes dos idosos. Isso, para que eventualmente eles depusessem em favor da ré.

“Demonstrou não ter o perfil para lidar com as necessidades da pessoa idosa, merecendo que seu afastamento na administração ocorra o mais rápido possível e que o município ceda uma equipe técnica para intervir a instituição em caráter temporário”, pontuou a acusação. Conforme o MPMS, não foi verificada falha no serviço dos funcionários, apenas da diretora.

Também não deve ser determinada retirada dos idosos do abrigo, já que isso poderia prejudicar o desempenho dos pacientes e colocaria em risco a estabilidade psíquica e os vínculos que eles criaram entre si. Segundo denúncia de um dos trabalhadores do lar ao MPMS, a então diretora teria chamado um por um para conversar em particular, após conhecimento da ação civil pública.

Também chegou ao conhecimento da acusação que a diretora teria gritado com funcionários, dizendo que eles ficariam desempregados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação