Pular para o conteúdo
Polícia

Em visita a MS, secretário nacional de segurança sobrevoa fronteira e recebe demandas

O secretário nacional de segurança pública Carlos Renato Machado, iniciou sua visita por Mato Grosso do Sul na Capital nesta quinta-feira (21) e passará por mais duas cidades. Os compromissos incluem sobrevoo a fronteira com o Paraguai, visita a Dourados e a Aquidauana. Além disso, Machado recebeu pedido de munições para a Guarda Municipal, analisou […]
Arquivo -

O secretário nacional de Carlos Renato Machado, iniciou sua visita por Mato Grosso do Sul na Capital nesta quinta-feira (21) e passará por mais duas cidades. Os compromissos incluem sobrevoo a fronteira com o Paraguai, visita a e a . Além disso, Machado recebeu pedido de munições para a Guarda Municipal, analisou relatórios policiais do Estado e soube de de policiais penais à Agepen.

A principal solicitação da Capital foi feita pelo secretário municipal de segurança pública Valério Azambuja. O pedido foi de 30 a 50 mil munições .40 para a Guarda Municipal. “Recebemos 220 pistolas da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e precisamos das munições para realizar o treinamento. Caso seja concedido, até 90 dias após chegarem, os guardas já estarão utilizando o armamento nas ruas”, afirmou Azambuja.

Entretanto, o secretário nacional ainda não deu uma resposta e disse que precisa “verificar o estoque em Brasília”. Machado afirmou que voltará à Capital para inauguração de um presídio de regime fechado no dia 4 de fevereiro. A penitenciária terá capacidade para 603 presos, e seguirá os moldes do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, inaugurado em 2019.

Já o secretário de segurança pública do Estado, Antônio Carlos Videira, solicitou ao Governo Federal helicópteros, equipamento de segurança pessoal, viaturas e verbas para treinamento de policiais. Ainda disse estar esperançoso com a instauração de um plano de segurança pública nacional, citado por Machado.

Quando questionado sobre o combate ao crime organizações e atuação de facções criminosas no Estado, o secretário nacional explicou que o Plano iniciará no Rio Grande do Norte e Ceará, sendo distribuído para outros estados. “A segunda fase do plano contempla verbas para estados que possuem presídios federais, como Mato Grosso do Sul”, afirmou Videira.

Segurança nos presídios

Videira chegou a comentar, de forma indireta, sobre os protestos feitos nesta quarta-feira (20) em frente à sede da Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul). O sindicato dos servidores pede a regulamentação da polícia penal a partir de um projeto de lei, contrariando o decreto enviado pela Agepen para a categoria.

Isso porque, atualmente, é a Polícia Militar que faz a segurança externa dos presídios. Os servidores pedem a presença da polícia penal tanto na vigilância da muralha, como na escolta dos presos à unidades de saúde. “Aqui no Estado temos cerca de 20 mil presos, 40% de crimes relacionados ao . Com o aumento das apreensões e prisões, é preciso mais agentes para atender à população carcerária”, disse brevemente o secretário.

A visita do secretário nacional à Aquidauana e Dourados está programada para a sexta-feira (22). O sobrevoo a fronteira com o Paraguai, entretanto, também deve acontecer amanhã, mas está condicionado ao tempo chuvoso na região, como nos últimos dias.

Além dos secretários municipais e estaduais de segurança pública, participaram da reunião o delegado geral da Polícia Civil Marcelo Vargas, o comandante geral da Polícia Militar em exercício, Coronel Renato dos Anjos Garnes, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson do Amaral, a coordenadora geral de perícia Glória Suzuki, o diretor do DOF (Departamento de Operações da Fronteira) coronel Wagner Ferreira da Silva e o subcomandante da Polícia Militar Rodoviária João Paulo Chink.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional