Pular para o conteúdo
Polícia

Em vídeo, Beira-Mar relata suposta tortura e greve de fome no presídio federal de MS

"Não sou igual miliciano, que exigia dinheiro de empresário. Fiz um trabalho social"
Arquivo -

, chefe do CV (Comando Vermelho), que está encarcerado no Presídio Federal de desde setembro de 2019, gravou um vídeo onde relatou ter feito greve de por 19 dias, após ter sido privado de acompanhamento jurídico durante a pandemia. Ele também relata ter sido torturado na penitenciária. 

O vídeo foi gravado em agosto deste ano durante videoconferência de uma audiência do chefão do CV. Na gravação, obtida pelo portal UOL, Beira-Mar fala que sofre com problemas psicológicos. “Não sou igual miliciano, que exigia dinheiro de empresário. Fiz um trabalho social”.

Ao chegar ao presídio federal de , o interno diz ter ficado por seis meses em uma cela isolada ‘com a desculpa de analisarem seu perfil, mas o chefão do CV disse que, na realidade, o que foi feito foi tortura’. Ele lembra que está incluso no sistema penitenciário há 14 anos, rebatendo que seu perfil já seja conhecido.

Fernandinho Beira-Mar relata supostas ironias da administração. “Aí a direção responde: ‘O preso não tem que escolher’. Não quero escolher. Só quero ter o direito de ter um ambiente salubre para eu poder ler, poder estudar. Estava numa cela escura, sem condição de leitura”, diz o traficante.

O preso ainda conta que os advogados são tratados como cúmplices dos bandidos. Durante o tempo em que fez greve de fome, Beira-Mar relata que sofreu 10 procedimentos administrativos. “Sou contra a greve de fome porque não acho que esse é o caminho. Fiquei em greve de fome para tentar atendimento com o meu advogado. Só depois disso, consegui”, fala.

Ele anda relatou ser alvo de perseguição no sistema prisional federal por fazer denúncias. Em duas ocasiões, o traficante chegou a ser advertido pelo tom de voz usado na audiência. “Muitas vezes, as pessoas têm o entendimento de que eu sou meio arrogante. É que o meu tom de voz, o meu jeito de falar… É que eu brigo pelos meus direitos”, falou Beira-Mar.

Depen

Em nota ao portal UOL, o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) disse que as denúncias apresentadas por Fernandinho Beira-Mar são “improcedentes”. O órgão negou os relatos de tratamento inadequado e afirmou atender as necessidades básicas dos custodiados com base na Lei de Execução Penal para “ofertar oportunidades para melhorar a capacidade de reintegração na sociedade”.

Beira-Mar

Condenado a mais de 300 anos de prisão, mesmo em um presídio federal, Beira-Mar continuava a ditar as regras para seu bando por meio de bilhetes e mensagens codificadas. Ele esteve no Presídio Federal de Porto Velho antes de ser levado a Mossoró. Ainda considerado como líder da facção CV (Comando Vermelho), no presídio federal, ele continuava a ditar as regras para seu bando por meio de bilhetes e mensagens codificadas.

A transferência na época, segundo o Ministério da Justiça, se deu por causa da rotina do sistema carcerário federal. Preso desde abril de 2001, Beira-Mar, segundo as investigações e ações policiais contra ele, nunca teria deixado de comandar o crime.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: curto-circuito em máquina de lavar causa incêndio em apartamento no Nova Lima

mega-sena

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 37 milhões

Autoridades se reúnem para discutir campanha #TodosPorElas em MS

Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois pequenos vetos

Notícias mais lidas agora

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Riedel tarifas eua incentivo

Tarifaço de Trump representa “grandes oportunidades” para o agro, diz Riedel

VÍDEO: curto-circuito em máquina de lavar causa incêndio em apartamento no Nova Lima

Resgate aéreo dos Bombeiros leva vítima de traumatismo craniano do Pantanal à Santa Casa

Últimas Notícias

Esportes

Colo-Colo e Fortaleza é suspenso após invasão da torcida e mortes no Monumental de Santiago

Colo-Colo e Fortaleza jogaram apenas 24 minutos

Esportes

Atlético-MG e Fluminense goleiam em casa; Vitória empata pela Sul-Americana

Atlético-MG chegou a quatro pontos e lidera o Grupo H

Trânsito

Adolescente conduzia caminhão que tombou e matou trabalhador

O caminhão seguia em comboio que tinha como destino uma propriedade rural

Esportes

São Paulo ‘desliga’, vê Alianza Lima apagar brilho de Ferreirinha e só empata pela Libertadores

O São Paulo fez de sua estreia no MorumBis pela Libertadores